No Congresso, Sindifisco debate Reforma da Previdência
A terça-feira (27/3) foi de intensas atividades junto a parlamentares no Congresso Nacional. Pela manhã, os diretores de Assuntos Parlamentares do Sindifisco Nacional, George Alex de Souza e Marcos Assunção, participaram de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal, onde foi debatido o tema Previdência e Trabalho, com foco no Serviço Público.
Sob o comando do senador Paulo Paim (PT-RS), os debatedores apresentaram críticas e sugestões à PEC 06/19. Além do Sindifisco Nacional, a reunião contou com a presença de dirigentes de diversas entidades. A ausência de um representante do governo ao encontro recebeu forte crítica, sob argumento de que faltam esclarecimentos por parte do Executivo sobre a pauta. “Nós temos aqui líderes do movimento sindical, dos servidores, dos aposentados, dos trabalhadores. Mas onde está o governo para explicar essa reforma?”, indagou o senador Paulo Paim.
Durante a tarde, os diretores participaram de reunião com a minoria na Câmara dos Deputados. No encontro, que contou com a presença da líder da minoria, a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), os Auditores-Fiscais esclareceram os pontos mais caros à classe constantes da PEC 06, como a desconstitucionalização, a alíquota progressiva e as condições para pensão por morte, colocando-se à disposição para fornecer suporte técnico para a construção de emendas à PEC 06/19.
Ainda na terça, o diretor Marcos Assunção esteve com o deputado Dr. Leonardo (Solidariedade-MT), tratando de temas como a Reforma da Previdência e deliberações tributárias. Já em encontro com o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), que é vice-líder do governo, o diretor George Alex relatou as dificuldades provocadas pela MP (Medida Provisória) 873/19 e explicou a inconstitucionalidade da matéria.
Izalci Lucas comprometeu-se a levar os pleitos apresentados ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), “para que endosse a manifestação de devolução da MP ou, subsidiariamente, a acolhida da emenda apresentada pelo Sindifisco”, esclareceu o diretor. O senador também ficou de agendar uma reunião entre o presidente da Casa e o Sindifisco Nacional.
{yoogallery src=[/images/publicacoes/boletins/2019/03-marco/Bol2351/TP/]}