Necessidade de valorização do Auditor Fiscal é destaque em artigo

No artigo “O Lado B do ajuste das contas”, publicado na sexta-feira (13/02), no jornal DCI Online/SP, o presidente do Sindifisco Nacional, Cláudio Damasceno, ressalta mais uma vez a necessidade de valorização da Classe dos Auditores Fiscais.

De acordo com o texto, para que as contas públicas se equilibrem, “o ministro [da Fazenda] terá de colocar a Receita Federal como um dos pilares do reequilíbrio das finanças”, porém, há problemas na instituição.

A publicação destaca a necessidade de recomposição do quadro de Auditores Fiscais é urgente, pois, “por ano, aposentam-se 600 auditores, em média”, e as vagas preenchidas por meio de concurso público não são suficientes para repor o número de profissionais.

O artigo ressalta, ainda, que “O próprio governo desestimula o auditor a atuar nesses postos quando não paga a indenização que o atrairia. A 'gratificação de fronteira' integra o acordo salarial de 2012”.

O texto cita a Lei Orgânica do Fisco, que aguarda a regulamentação desde 2007. “Ao negligenciá-la, o Poder Executivo abre o flanco para que grupos de pressão não acertem suas dívidas com o Estado”.

Por fim, o Sindifisco estádisposto a participar do projeto de ajuste fiscal. “Se as demandas dos auditores tiverem o devido encaminhamento, haverá menos custos e mais eficiência”.

Conteúdos Relacionados