Blog destaca Lista Tríplice para secretário da RFB
Em matéria publicada nesta segunda-feira (30/8), o colunista do jornal Folha de São Paulo Josias de Souza discorreu em seu blog, na internet, sobre o processo de composição da Lista Tríplice para o cargo de secretário da RFB (Receita Federal do Brasil). A votação ocorreu nos dias 2 e 3 de agosto. Pela ordem, receberam mais votos os Auditores-Fiscais Dão Real Pereira dos Santos, Luiz Sérgio Fonseca e Henrique Jorge Freitas da Silva. Os três serão diplomados em Brasília no dia 17 de setembro.
No texto, o jornalista detalha que a Lista Tríplice preparada pelos Auditores será encaminhada ao próximo presidente da República, a ser eleito em 3 de outubro. Josias reconhece na matéria se tratar apenas de uma sugestão da categoria, uma vez que a escolha do dirigente do fisco é uma indicação do ministro da Fazenda e, sua nomeação, uma prerrogativa do presidente.
Para compor a matéria, o jornalista ouviu o presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue. Questionado sobre a possibilidade de as denúncias de vazamento de dados sigilosos e de a sensação de aparelhamento do fisco enfraquecer o pleito do Sindicato, Delarue afirmou que acredita justamente no contrário. “… Se é para aparelhar, fica mais fácil a partir de nomeação do governo, sem a indicação da categoria. A lista tríplice evita o aparelhamento. Onde ele ocorreu foi porque os postos são de livre nomeação, o governo nomeia quem quiser”.
Delarue também contrapôs a ideia de que um secretário nomeado a partir de uma sugestão da Classe pudesse agir corporativamente na apuração de fatos como o do vazamento de dados. Segundo o sindicalista, o sentimento do corpo funcional da Receita é avesso a esse tipo de prática. "Se há culpados, queremos que sejam apontados e punidos… Não é a instituição que está envolvida nisso. A apuração aponta para uma ou duas pessoas”, reforçou o presidente do Sindifisco.
Confira aqui a íntegra da matéria.