Na Câmara, entidades dos fiscos repudiam PEC 287/16
Em um encontro que demonstrou a união das entidades representativas dos fiscos estaduais, do Distrito Federal, e do fisco federal, os Sindifisco Nacional participou, na manhã da quarta-feira (12/4), do ato público contra a PEC 287/2016: “Não é Reforma, é o Fim da Previdência” realizado no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, com organização da Fenafisco (Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital). Além dos representantes dos diversos fiscos, o evento contou com participação expressiva dos parlamentares da Casa.
Em pronunciamento, a 1ª vice-presidente do Sindifisco Nacional, a Auditora Fiscal Maria Cândida Capozzoli, convidou os presentes a participarem do evento “Correio Debate a Reforma da Previdência”, a ser realizado na terça-feira (25/4), em parceria entre o Sindicato e o jornal Correio Braziliense. Além do presidente do Sindifisco Nacional, o Auditor Fiscal Claudio Damasceno; confirmaram presença o deputado federal Arthur Maia (PPS-BA); e o secretário da Previdência Social, Marcelo Caetano; e outros. (Saiba mais aqui)
Acompanhada dos diretores Auditora Fiscal Assunda Di Dea Bergamasco (Justiça Fiscal e Seguridade) e Auditor Fiscal Edison de Souza Vieira (Estudos Técnicos), a vice-presidente do Sindifisco expressou a profunda insatisfação da categoria diante da proposta de Reforma da Previdência proposta pelo Governo Federal. “Nós que somos Auditores sabemos muito bem que o discurso de déficit não é verdade”, afirmou.
Segundo Cândida Capozzoli, o Governo pretende ir pouco a pouco retirando os direitos conquistados pelos trabalhadores brasileiros. Por isso, é importante que os Auditores Fiscais se unam para informar a sociedade. “Queremos trazer esclarecimento à sociedade, para que tenha o entendimento do desmantelamento que estão provocando para a Seguridade Social. Por isso, dizemos não a essa reforma perversa, desumana e imoral.”
Durante o ato, a Fenafisco lançou o site Radar da Previdência, cujo objetivo é pesquisar a intenção de voto de cada um dos 513 deputados federais com relação à PEC 287/16. São divulgados somente as opções dos parlamentares que autorizarem a publicidade do voto. Até o momento, 249 deputados autorizaram a publicação da informação. Desses, 67 não deram um posicionamento; 24 se declararam indecisos; e 151 disseram ser contra a PEC 287, conforme relatou o presidente da Fenafisco, o Auditor Fiscal Charles Alcântara.
As entidades reafirmaram o compromisso de lutar contra a reforma nos moldes que foi apresentada no texto da PEC 287. A proposta, de acordo com os representantes dos fiscos, deve ser descartada por completo e criado outro texto, que atenda às reais necessidades da população.
Entre os parlamentares, compareceram ao ato os deputados Weverton Rocha (PDT-MA); Luiz Couto (PT-PB); Delegado Waldir (PR-GO); Weliton Prado (PMB-MG); Alessandro Molon (Rede-RJ); Edmilson Rodrigues (PSOL-PA); Érika Kokay (PT-DF); Carlos Andrade (PHS-RR); Ságuas Moraes (PT-MT); Pompeo Mattos (PDT-RS); e Júlio Delgado (PSB-MG). Coordenadora na realização do evento, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) não pôde participar.
Em atenção às entidades, o deputado coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência, Arnaldo Faria de Sá, esteve presente ao ato. O senador coordenador da Frente, Paulo Paim (PT-RS), não pôde comparecer, mas gravou uma mensagem de vídeo, que foi apresentada no auditório.
{yoogallery src=[images/publicacoes/boletins/2017/04-abril/Bol1875/Ato_Previdencia/]}