Governo arrocha trabalhadores e afaga banqueiros
Na mesma medida em que sequer repõe a inflação dos últimos anos para milhares de trabalhadores do setor público, o governo federal, mais uma vez, afaga os detentores do capital com centenas de milhões de reais oriundos dos cofres públicos.
Em ato que demonstra a inequívoca subserviência do atual governo ao capital, o Executivo enviou ao Congresso Nacional, no dia 24 deste mês, a Medida Provisória nº 543, alterando a Lei nº 11.110/2005, que criou o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado. Embora possa parecer uma iniciativa destinada a incrementar o crédito para as microempresas, a MP visa unicamente a destinar R$ 500 milhões para "equalizar parte dos custos" das instituições financeiras, setor que, sabidamente, mais lucro tem obtido no país nos últimos anos.
São ações desse tipo, aliadas ao sucateamento da máquina pública, que não mais deixam dúvidas sobre quem serão os agraciados pelo governo federal – não os trabalhadores nem os pequenos produtores e empresários, mas o grande capital e o sistema financeiro internacional.