Mosap: reunião avalia movimento pró-aprovação da PEC 555/06
A luta pela aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 555/06 foi o centro das discussões da primeira reunião do Mosap (Movimento dos Servidores Públicos aposentados e Pensionistas) do ano de 2016, ocorrida na terça-feira (16/2), na sede da entidade, em Brasília. A diretora de Assuntos e Aposentadorias e Pensões do Sindifisco Nacional, Nélia Cruvinel, participou dos debates. A 1ª vice-presidente do Mosap, Auditora-Fiscal aposentada Clotilde Guimarães, também compareceu à reunião.
Uma empresa contratada pelo movimento apresentou um estudo para a instalação de um site sobre a PEC 555/06 e também um plano de comunicação para publicação de artigos, em um jornal de grande publicação, sobre a matéria. A ideia é levar a público a injustiça feita a aposentados e pensionistas com a aprovação da EC (Emenda Constitucional) 41/03, que criou a contribuição previdenciária sobre os benefícios já concedidos a aposentados e pensionistas. A referida PEC propõe o fim gradativo da contribuição.
Uma comissão formada por integrantes do movimento, criada em novembro do ano passado, ficou encarregada de analisar a proposta da empresa e tomar as providências cabíveis para implementação da página eletrônica, bem como providenciar os artigos que deverão ser disponibilizados à imprensa.
O movimento tem outras iniciativas de trabalho, mas o seu presidente, Edison Guilherme Haubert, avalia que o momento não é propício para a realização de quaisquer manifestações na Câmara dos Deputados, considerando o clima político que impera na Casa. Por esta razão, as demais ações ficarão aguardando nova oportunidade e condições mais satisfatórias para a sua implementação, mas o trabalho de mídia está em andamento.