Mosap intensifica ações relacionadas à Reforma da Previdência
Em reunião realizada na terça-feira (9/4), os membros do Mosap (Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas) intensificaram os debates em torno das ações acerca da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 6/19, que trata da Reforma da Previdência.
Na oportunidade, participaram os Auditores-Fiscais Ildebrando Zoldan (diretor de Assuntos de Aposentadoria e Pensões do Sindifisco Nacional), Nélia Cruvinel Resende (1ª vice-presidente do Mosap) e Castelo Bessa, (diretor-adjunto de Assuntos Parlamentares do Movimento).
Os participantes ouviram do presidente do Mosap, Edison Guilherme Haubert, a posição da entidade quanto à PEC 06/19 sintetizado em três pontos: a desconstitucionalização das regras da previdência; a extinção, para os aposentados e pensionistas, das alíquotas de contribuição na forma de uma escala de dez anos, decrescente dos 65 aos 75 anos, com o redutor/ano de 10%; e as regras de redução das pensões. Este segundo item será objeto de uma emenda a ser apresentada pelo Movimento.
Edison Haubert acrescentou ainda o trabalho do Mosap no esclarecimento do assunto à sociedade, na distribuição de outdoors, faixas e cartazes que se encontram nas vias de acesso e no saguão de desembarque do aeroporto de Brasília.
Durante a reunião, ficou explícito o apoio do Movimento às emendas apresentadas pelo Fonacate (Fórum Nacional Permanente das Carreiras típicas de Estado), a exemplo de outras entidades.
Aos colegas, Ildebrando Zoldan falou do trabalho importante que está reservado aos aposentados junto a um Congresso renovado e ainda indefectível e que o trabalho de base será fundamental.
Já Nélia Cruvinel lembrou que, em um Congresso “novo”, em que muitos não têm compromissos com os eleitores, deve-se combater a tentativa de “desconstitucionalização” das regras de aposentadoria e lutar para preservar os direitos dos aposentados e pensionistas.
Por fim, o presidente do Mosap, convidou a todos para participar da reunião da Frente Parlamentar em Favor da Previdência Social, que ocorreu no mesmo dia, na Câmara Federal.