Morre ex-diretor do Sindifisco João Santos
É com muito pesar, que o Sindifisco Nacional informa o falecimento do ex-diretor de Assuntos Parlamentares, e atual membro do CCAJ (Conselho Curador de Assuntos Jurídicos) da 6ª Região Fiscal, João da Silva dos Santos, ocorrido na tarde de terça-feira (24/5), em decorrência de um câncer contra o qual já lutava desde o ano passado.
A DEN (Diretoria Executiva Nacional) ainda não tem informações sobre horário e local do sepultamento, que segundo informações da família deverá ocorrer em Brasília.
João Santos foi um grande companheiro de jornada no Sindicato. Nas gestões de (2009/2011) e (2011/2013) foi o titular da pasta de Assuntos Parlamentares. Antes, ainda no Unafisco Sindical (2007/2009), foi diretor-adjunto de Assuntos Parlamentares.
Com João Santos à frente da diretoria, o Sindicato e os Auditores Fiscais tiveram vitórias importantes. A derrubada da MP (Medida Provisória) 507/11, que estabelecia punição ao acesso a dados fiscais sem motivação funcional foi uma das conquistas a serem lembradas. A promulgação da EC (Emenda Constitucional) 70, que restabeleceu direitos sociais retirados com a EC 41, na Reforma da Previdência aos aposentados foi outro ponto alto do trabalho coordenado pelo colega.
É importante registrar sua intensa luta, junto com o grupo de Auditores que fazia o trabalho parlamentar no Congresso Nacional, pela aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 555/06, que coloca fim a contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas.
Também foi sob comando de João Santos que foi lançado, em 2011, o Cetap/Cap (Centro de Estudos Tributários, Aduaneiros e Previdenciários) e do CAP (Canal de Atendimento ao Parlamentar) na Câmara dos Deputados, canais do Sindicato criados em parceria com a diretoria de Estudos Técnicos para produzir estudos e atender a demandas dos parlamentares nos assuntos de expertise dos Auditores Fiscais. Os canais foram tão bem recebidos que o Sindicato os estendeu ao Senado Federal.
O empenho de João Santos no trabalho parlamentar que culminou com a aprovação da Lei 12.855/13, que cria a Indenização de Fronteira, também deve ser lembrado.
Rememorar todo o seu trabalho demandaria imensa pesquisa nos arquivos do Sindicato. Neste dia, a DEN agradece imensamente o tempo em que pode conviver com João Santos, que sempre será lembrado pelo seu profissionalismo, honestidade, lealdade, inteligência, competência e sensibilidade para lidar com as adversidades e conflitos oriundos da vida sindical. Aos familiares, a solidariedade da Direção Nacional e de toda a categoria.