Mônica Sionara: destaque na fiscalização de grandes contribuintes

Há um ano e oito meses, a Auditora-Fiscal Mônica Sionara Schpallir Calijuri assumiu o cargo de delegada da Demac/SP (Delegacia Especial de Maiores Contribuintes), unidade da 8ª RF (Região Fiscal) da RFB (Receita Federal do Brasil) especializada em fiscalizações específicas e complexas focadas nos grandes contribuintes pessoa jurídica.

A delegacia tem posição importante dentro da estrutura de fiscalização, pois é em São Paulo que está concentrada a maior parte das grandes empresas do país, responsáveis por um percentual significativo da arrecadação federal.

Em 2011, dos 5.322 contribuintes diferenciados da 8ª RF, 4.700 foram monitorados pela Demac/SP. E foi sob a batuta de Mônica Sionara que a delegacia fechou o ano com o total autuado de R$ 12 bilhões, resultado que ela bem enfatiza é fruto da dedicação de cada um dos 77 Auditores-Fiscais lotados na unidade.

Diante da grandiosidade dos números, Mônica Sionara sintetiza seu pensamento: “as mulheres estão em igualdade de condições com outros colegas para assumir cargos importantes dentro da Receita Federal”. E destaca nomes como os da secretária-adjunta da RFB, Zayda Bastos Manatta, e o da coordenadora-geral da Cotec (Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação), Cláudia Maria Andrade.

Natural de Ponta Grossa (PR), Mônica Sionara está há 18 anos na RFB. Destes, 10 foram dedicados à fiscalização. No início da carreira, ocupou cargos de chefia nas delegacias de Mundo Novo (MS) e Londrina (PR).

Em sua vida laboral, sempre privilegiou os estudos e fez diversos cursos de capacitação oferecidos pela Receita – isso somado à sua experiência a deixa confortável à frente da Demac, que foi implementada a partir da transformação da antiga Deain (Delegacia de Assuntos Internacionais), em maio de 2010.

A escolha de Mônica Sionara para a Demac foi natural, já que ela era a titular da Deain à época da implantação da nova delegacia. “Por mais que digam que o trabalho na Demac seja parecido com o que era realizado na Deain, quem vive o dia a dia da delegacia sabe que é tudo muito diferente, desde a programação. O grande desafio foi a implementação da delegacia, a introdução das mudanças e dos métodos”, afirma. A Auditora também destaca o comprometimento da equipe: “cada um aqui sabe o quanto o seu trabalho é importante não só para Receita Federal, mas para o país”.

Próximo destaque – A próxima entrevistada da série em homenagem ao Mês da Mulher será Mônica Paes Barreto, Auditora da 7ª Região Fiscal. A matéria será publicada no site do Sindifisco Nacional na quinta-feira (15/3).

Leia também:
Sindifisco presta homenagem às mulheres que fazem a RFB
Maria Aparecida Almeida de Oliveira: um sonho realizado

Conteúdos Relacionados