Plenária Nacional poderá usar votação eletrônica

Começa na próxima quinta-feira (8/4) a Plenária Nacional com o objetivo de discutir  a pauta de reivindicações dos Auditores-Fiscais para a campanha salarial 2010, bem como definir estratégias de luta da Classe para os próximos meses. A Plenária, aprovada na Assembleia Nacional do dia 11 de março, será realizada no Hotel San Marco, em Brasília, até 9 de abril.

Cerca de 400 Auditores-Fiscais, divididos entre delegados e observadores,  devem participar da Plenária, de modo a reforçar a mobilização da Classe em prol das suas reivindicações.

A DEN (Diretoria Executiva Nacional) disponibilizará para esta Plenária o sistema de votação eletrônica usado nas reuniões do CDS (Conselho de Delgados Sindicais). A implantação do voto nominal, efetuado por meio eletrônico através de um aparelho denominado “Keypad”, ocorreu na reunião do CDS, realizada em novembro de 2009, logo após a unificação das entidades sindicais representativas da categoria . De lá para cá, a ferramenta vem proporcionando agilidade ao processo de votação durante os encontros do Conselho.

Caberá aos delegados sindicais no primeiro dia da Plenária decidir por utilizar ou não a tecnologia. No caso de os delegados optarem pela votação eletrônica, será disponibilizado o número de aparelhos suficientes para o uso de todos os participantes com direito a voto. Durante o credenciamento, cada delegado receberá um aparelho codificado por DS (Delegacia Sindical) e, no ato da votação, basta apertar um botão registrando o voto.]

Diferentemente do que ocorre no CDS, apenas o resultado geral será conhecido logo após cada votação, não sendo possível, por conta do elevado número de participantes da Plenária, nominar como cada um deles votou. Caso seja de interesse dos delegados o acesso à listagem com o resultado final de cada votação, a divulgação será feita por meio de arquivo Excel. A utilização do instrumento garante maior transparência ao processo e serve para confirmar com mais agilidade o quorum necessário para as votações.

Traslado – A partir da terça-feira (6/4), a DEN disponibilizará vans para transportar os Auditores do Aeroporto Internacional de Brasília aos hotéis onde ficarão hospedados. O serviço de transporte servirá tanto para os delegados da Plenária Nacional quanto para os participantes do seminário sobre a LOF (Lei Orgânica do Fisco), a realizar-se no dia 7, no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados. 

Conteúdos Relacionados