Ato pela Indenização paralisa fronteira com a Bolívia

Durante toda a quarta-feira (27/11), os Auditores-Fiscais da RFB (Receita Federal do Brasil), juntamente com Analistas Tributários e agentes da PF (Polícia Federal), realizaram operação-padrão no Posto Esdras, em Corumbá (MS), na fronteira com a Bolívia. 

A mobilização teve o intuito de sinalizar ao Governo Federal sobre o crescente descontentamento dos servidores pela forma com que ele vem tratando a questão da regulamentação da Indenização de Fronteira. Mais de um mês depois de sancionada, a Lei 12.855, de 3 de setembro de 2013, permanece sem efeitos práticos, uma vez que não há definição sobre quais municípios serão contemplados.

O protesto repercutiu nos meios de comunicação de Mato Grosso do Sul, sendo a principal matéria de diversos veículos, que enfatizaram a grande dificuldade que a administração federal encontra para reter servidores nas unidades de fronteira. O portal de notícias G1 destacou as longas filas formadas em decorrência da mobilização. Matéria da afiliada local da Rede Globo repercutiu o movimento em todo o estado.

O jornal Diário Corumbaense, por sua vez, destacou em matéria que “as fronteiras são locais de risco para os servidores. Há contrabando; descaminho; tráfico de drogas, de armas, de animais, de plantas nativas. É um trabalho complexo; necessário para o Governo, mas perigoso”.

Conteúdos Relacionados