Mobilização e Jurídico são temas de reunião entre a Diretoria Executiva e filiados de Araraquara

Quarenta e dois filiados da Delegacia Sindical de Araraquara participaram de uma reunião em formato híbrido com a Diretoria Executiva, no dia 10 de março. O presidente do Sindifisco, Auditor-Fiscal Isac Falcão, o primeiro vice-presidente, Auditor-Fiscal Tiago Barbosa, e os diretores de Assuntos Jurídicos, Auditores-Fiscais Cleber Magalhães e Celso Oliveira, participaram de forma remota. O presidente da DS/Araraquara, Auditor-Fiscal Luiz Adelar Guelfi, e o vice-presidente, Auditor-Fiscal Walter Miranda, coordenaram o encontro.

A reunião teve como principais pontos de discussão a mobilização dos Auditores-Fiscais, a paridade entre ativos e aposentados e dúvidas sobre assuntos jurídicos.

Tiago Barbosa atualizou os filiados sobre as articulações feitas no âmbito do Executivo, do Legislativo e do Judiciário, visando à regulamentação da Lei n° 13.464/17. O vice-presidente do Sindifisco repassou a informação de que o governo teria assumido o compromisso de atender o pleito da categoria. Mas deixou claro que não há garantias de que a promessa seja concretizada nem como será feita a regulamentação, caso ela aconteça. Para ele, o papel da Diretoria Executiva será intensificar a mobilização e, a partir do  que for apresentado, formular ações que congreguem Auditores-Fiscais ativos e aposentados, buscando a valorização do cargo e a resolução das demandas da categoria, inclusive o resgate da paridade.

Perguntado sobre a realização de plenárias, Tiago respondeu que elas estão no planejamento da diretoria. A avaliação é que a plenária é uma instância estatutária muito democrática, uma vez que permite aos filiados participarem de forma direta na formulação das deliberações, não se restringindo a apenas aprovar ou rejeitar o que é apresentado nos indicativos das assembleias.

Jurídico

Os diretores Jurídicos também conversaram com os filiados de Araraquara e região sobre as principais ações judiciais em andamento. A gerente do Departamento Jurídico, Talita Bastos, completou as informações tirando as dúvidas pontuais dos participantes sobre a ação dos 28,86% e 3,17%. Talita também explicou que as ações de pensionistas têm o mesmo tratamento dos processos dos demais filiados e que o tempo para conclusão das ações depende muito de especificidades administrativas das varas em que tramitam.

Conteúdos Relacionados