Mobilização dos Auditores-Fiscais é destaque na imprensa nacional 

A mobilização dos Auditores-Fiscais pela regulamentação do bônus de eficiência e contra os cortes orçamentários na Receita Federal continua ganhando destaque na imprensa nacional. Os principais veículos de comunicação do país têm dado ênfase à entrega dos cargos de chefia, contextualizando o protesto dos Auditores-Fiscais dentro de um cenário mais amplo, de mobilização de diversas categorias do serviço público federal. 

Com a manchete “Auditores da Receita já entregaram 1.288 cargos e baixas atingem delegacias de grandes contribuintes”, o Estadão informou que a entrega de cargos chegou à Delegacia de Operações Especiais de Fiscalização da Receita Federal do Brasil (Deope), que fiscaliza operações transnacionais e planejamentos tributários de grandes empresas, e à Delegacia de Instituições Financeiras da Receita Federal do Brasil (Deinf), responsável pela fiscalização dos bancos. O jornal também noticiou a adesão nas unidades aduaneiras de Santos, Cumbica e Viracopos.

A Folha de São Paulo ressaltou que os Auditores-Fiscais deram início ao movimento nacional de entrega de cargos ainda em dezembro, influenciando outras categorias, como os funcionários do Banco Central. De acordo com o jornal, servidores de ao menos 19 categorias podem parar por reajuste. A reportagem também noticiou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, receberia o Sindifisco Nacional no fim da tarde desta quinta-feira (13). 

A entrega dos cargos de chefia na Receita Federal também foi destaque no portal Jota, que detalhou as razões da mobilização dos Auditores-Fiscais, incluindo o corte de R$ 1,2 bilhão no orçamento da Receita, que compromete o funcionamento do órgão a partir de maio. A reportagem ressaltou a avaliação do presidente do Sindifisco Nacional, Isac Falcão, acerca da desestruturação da Receita e as críticas à falta de diálogo do governo com os servidores.

A reunião com o ministro Paulo Guedes foi noticiada pelo Antagonista, que ressaltou a entrega de 1,2 mil cargos como forma de pressionar o governo a regulamentar o bônus. A matéria explica que a mobilização do funcionalismo público federal ganhou força após a aprovação, pelo Congresso Nacional, do Orçamento de 2022 com previsão de reajuste salarial apenas para as carreiras policiais.

O G1 informou que a “Operação Padrão” dos Auditores tem causado demora na liberação de cargas em Foz do Iguaçu, provocando filas de caminhões em Cidade do Leste, na divisa com o Brasil. Segundo a reportagem, mais de 200 caminhões aguardam a vistoria das cargas no Porto Seco, considerado o maior da América Latina.

A mobilização dos Auditores-Fiscais também foi manchete dos portais de notícias R7, Isto É Online, Exame, Terra e CNN, além de inúmeros veículos regionais e locais.

Conteúdos Relacionados