Mobilização: CNM e Direção Nacional visitam maiores unidades aduaneiras do país

O Comando Nacional de Mobilização (CNM) percorreu durante esta semana as maiores unidades aduaneiras do país, com o objetivo de debater a mobilização dos Auditores-Fiscais e traçar novas estratégias de atuação. A caravana foi iniciada em Foz do Iguaçu, na segunda-feira (11), passou pelos aeroportos de Viracopos e Guarulhos, na terça-feira (12), e culminou no Porto de Santos, na quarta-feira (13). Essas unidades foram escolhidas por serem as maiores em fronteira terrestre, transporte aéreo e modal marítimo. A Direção Nacional esteve presente nos eventos, reforçando a importância da união da categoria neste momento decisivo da mobilização.

O Auditor-Fiscal Paulo Torres, representante do CNM, explica que foram escolhidos estrategicamente os principais pontos de aduanas do país, onde há maior fluxo de passageiros, veículos e cargas. Em Foz do Iguaçu, por exemplo, o movimento é intenso na Ponte da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai, com tráfego de cerca de 20 mil veículos diariamente. “A fronteira está praticamente abandonada, pela falta de estrutura física da Receita Federal e também de pessoal”, diz ele. “Os três raio-x móveis, por exemplo, estão parados por falta de manutenção. É uma situação crítica, que já existia antes da mobilização e que agora se tornou mais evidente”, complementa.

Participaram da reunião na Alfândega cerca de 50% do efetivo total de Auditores-Fiscais de Foz do Iguaçu, além de representantes da Delegacia Sindical local e do Comando Local de Mobilização. “Os Auditores nos relataram que, apesar do cansaço, não pensam em parar o movimento. As duas próximas semanas serão de acirramento”, disse Paulo Torres.

Os maiores aeroportos de cargas e passageiros do país, respectivamente Viracopos e Garulhos, foram visitados na terça-feira (12). Em Viracopos, a concessão de trânsito aduaneiro, que era realizada durante os sete dias da semana, foi reduzida para quatro dias da semana, e deve ter nova redução, para três dias por semana. Com isso, os operadores de comércio exterior precisam pagar pela armazenagem das cargas, o que gera aumento de custos.

“Nosso objetivo é estender essa ação aos demais aeroportos de cargas. Os Auditores mostraram que a mobilização tem fôlego e que estão dispostos a continuar. Em Guarulhos, onde o coordenador do CNM, Auditor-Fiscal Sérgio Aurélio, participou da reunião, a disposição também é de acirramento da mobilização. “Queremos essa força em todos os portos, aeroportos e pontos de fronteira do país”, complementou Paulo Torres.

Os Auditores-Fiscais Gabriel Rissato, diretor de Estudos Técnicos do Sindifisco Nacional, e Aníbal Rivani Moura, diretor suplente, também estiveram em Viracopos. “Os efeitos da mobilização nas aduanas são imediatos. O objetivo dessa caravana foi justamente observar as melhores práticas em grandes unidades aduaneiras que possam ser aplicados em unidades menores, que atuam na mesma área”, explicou Gabriel Rissato.

No Porto de Santos, cerca de 110 Auditores-Fiscais participaram da reunião na quarta-feira (13), que foi seguida de um ato público, com participação de representantes de cada Comando Regional de Mobilização. Veja a matéria sobre o ato em Santos neste link.

Conteúdos Relacionados