DEN reforça posição a favor do fim do fator previdenciário

O site de notícias IG, em matéria publicada nesta quarta-feira (12/1), destacou a posição do Sindifisco Nacional sobre o fim do fator previdenciário. No texto intitulado “Fator previdenciário pode estar perto da extinção”, o diretor de Estudos Técnicos do Sindicato, Luiz Antonio Benedito, avalia que, do ponto de vista econômico, o mecanismo pode até ser lógico, mas de uma maneira geral é injusto para o trabalhador. 

"O fator previdenciário prejudica quem começou a trabalhar mais cedo, que geralmente recebe uma remuneração mais baixa e que, quando perde a colocação aos 50 anos, não consegue outra", justifica o diretor.

A reportagem antecipa a possibilidade de extinção do instrumento criado em 1998 como uma forma de reduzir as aposentadorias pagas e, consequentemente, poupar recursos da Previdência. De acordo com o jornal, na semana passada, o novo ministro da Previdência, Garibaldi Alves, anunciou que encomendaria a sua equipe técnica cálculos para avaliar o impacto do fim do fator nas contas da Previdência.

“A ideia seria substituí-lo pelo critério da idade mínima para a concessão de benefícios. A presidenta Dilma Rousseff também já avisou que quer ver um projeto de Reforma Tributária até o final do primeiro semestre. E quando se fala em reforma na arrecadação, o tema passa pela Previdência, obrigatoriamente”, anuncia o jornal.

Conteúdos Relacionados