Mídia divulga estudo do Sindicato sobre defasagem da tabela do IR

Os jornais Extra (Rio de Janeiro) e Brasil Econômico da quinta-feira (13/2) e o Portal IG de quarta-feira (12/2) divulgaram dados do estudo do Sindifisco Nacional demonstrando que a tabela do IR (Imposto de Renda) está defasada em mais de 60%. Os veículos lembram que se a tabela fosse corrigida, ao menos pela inflação dos últimos anos, a isenção, que hoje é de R$ 1.787, seria de R$ 2.800. “Ou seja, muitos trabalhadores estão pagando IR e não deveriam”, disse o presidente do Sindicato, Cláudio Damasceno, ao jornal Extra (RJ).

O sindicalista também falou ao Brasil Econômico e ao Portal iG. Esse último, divulgou também a Campanha Imposto Justo do Sindifisco Nacional, que tem como carro-chefe a correção da tabela. “A página da proposta, que conta com apoio popular, permite calcular pela renda do contribuinte quanto ele pagaria a menos de imposto com a correção", diz o iG.

Para conhecer a Campanha Imposto Justo, que já conta com o apoio de 17.347 pessoas e várias entidades classistas, acesse www.impostojusto.org.br. Para receber notícias em tempo real, curta a fan page da iniciativa e siga no twitter

De acordo com os veículos de comunicação, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) também está na luta pela correção da tabela. Na sexta-feira (14/2), a Ordem pretende ingressar com ação no STF (Supremo Tribunal Federal), propondo a correção por algum índice da inflação ou pela Selic. A íntegra das reportagens dos jornais Extra e Brasil Econômico e do Portal iG podem ser conferidas na seção “Na Mídia” do site do Sindifisco Nacional.

Conteúdos Relacionados