Mídia destaca estudo do Sindifisco sobre tributação

Dados do estudo técnico produzido pelo Sindifisco Nacional sobre tributação foram citados na matéria intitulada “Correção na tabela gera controvérsia”, veiculada pelo jornal Valor Econômico, na quinta-feira (26/3). O texto trata sobre a publicação da MP 670, que determina o reajuste da tabela do Imposto de Renda de acordo com as faixas salariais na qual o contribuinte se encontra.

“O estudo mostra que, somente em 2014, com a inflação medida pelo índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 6,41%, a defasagem na correção da tabela foi de 1,83%. De acordo com o Sindifisco, a não correção pelo índice de inflação faz com que o contribuinte pague mais imposto de renda com relação ao ano anterior”, diz a matéria.

O presidente do Sindicato, Cláudio Damasceno, reitera no texto que "a não correção da tabela, ou sua correção parcial em relação à inflação, aumenta a carga tributária e penaliza de maneira mais acentuada o contribuinte de menor renda, notadamente a classe média assalariada".

Por fim, a reportagem esclarece que “o Sindifisco Nacional defende a correção da tabela do IR e respectivas parcelas a deduzir, além das demais deduções por dependente, pelo índice integral da inflação oficial”.

Conteúdos Relacionados