Mídia de Sorocaba destaca movimento por tempo indeterminado

O Jornal Cruzeiro do Sul Online (SP) informou, no domingo (17/6), a operação padrão que Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil e do Trabalho iniciam na segunda, dia 18. “A ação é nacional e na região envolverá pelo menos 130 servidores federais que estão há quatro anos sem reajuste salarial”, diz trecho da reportagem.

A matéria explica que o desembaraço de mercadorias no Porto Seco de Sorocaba será feito de forma mais lenta, e as fiscalizações, tanto trabalhistas como tributárias, ficarão suspensas. Nos trabalhos internos, apenas os processos de baixa complexidade terão andamento. A reportagem ainda informa que o atendimento ao público não será interrompido.

O texto alerta que o prejuízo estimado em um mês pode chegar a US$ 200 milhões no comércio exterior e outros R$ 10 milhões em autuações que deixarão de ser feitas. "Não é o nosso intento, mas em outros anos em que houve paralisação da categoria no desembaraço de mercadorias, chegamos a ter falta de peças na indústria", alertou o vice-presidente da DS (Delegacia Sindical) Sorocaba, Marcus Vinícius Dantas.

O sindicalista explicou que, com a operação-padrão, a fiscalização das importações, que normalmente é feita por meio de amostragem, passa a ser realizada na totalidade das mercadorias. Assim, os Auditores passam a conferir todas as cargas que estão aguardando liberação. Diante do alto volume que é importado por meio da Eadi-Aurora (Estação Aduaneira do Interior), em Sorocaba, a mudança de metodologia aumenta consideravelmente o tempo para a liberação das mercadorias.

De acordo com o vice-presidente da DS, o serviço normalmente realizado em um dia será feito em torno de 15 dias. O Jornal Cruzeiro do Sul Online ainda informou que a categoria não tem data base para dissídio e depende da abertura de negociação por parte do Governo, que não o faz há quatro anos.

Conteúdos Relacionados