Superintendente da 5ª RF equilibra vida profissional e pessoal

A segunda entrevistada do Sindifisco Nacional como uma das homenageadas do Mês da Mulher é a superintendente da 5ª RF (Região Fiscal), Auditora-Fiscal Zayda Bastos Manatta. Das dez Regiões Fiscais, apenas duas são atualmente comandadas por mulheres, Zayda e Eliana Polo na 7ª RF.

Para a superintendente da 5ª RF, essa baixa ocupação de cargos de chefia por mulheres reflete uma escolha natural do gênero feminino. “Talvez a realização de algumas mulheres não esteja ligada a esse desejo de ocupar altos cargos. Cada uma sabe o que pesa mais na sua balança”, opina.

Quando estava terminando a faculdade de Psicologia, Zayda nutria o desejo de clinicar, mas avaliou que era preciso segurança financeira. Então resolveu fazer o concurso da RFB (Receita Federal do Brasil), como TTN (Técnico do Tesouro Nacional) em Salvador (BA). Passou no concurso, e a escolha pendeu para Receita.

O novo universo se mostrou tão atraente que Zayda logo decidiu alçar novos voos e se inscreveu para o concurso de Auditor-Fiscal. A aprovação sepultou definitivamente o desejo de clinicar na área de Psicologia.

No entanto, os conhecimentos acumulados na área passaram a ajudá-la dentro da Receita. “Penso que esse tipo de formação ajuda em qualquer local de trabalho”, avalia. Como Auditora-Fiscal, Zayda trabalhou na Tributação, no CAD (Cobrança Administrativa), na Fiscalização e na chefia da Assessoria Internacional, em Brasília. Voltou para Salvador como superintendente, cargo que exerce há quatros anos.

Ao longo de sua trajetória na RFB, nunca sentiu dificuldades pelo fato de ser mulher. “A questão de gênero nunca pesou na balança. Os desafios que enfrentei não foram nem maiores nem menores dos que um homem enfrentaria”, acredita Zayda. Para ela, tanto homens quanto mulheres precisam de amor e autenticidade na realização de qualquer trabalho. “Seja espontâneo, não copie ninguém, e o trabalho flui”, aconselha.

A superintendente não destaca um desafio de sua trajetória. “Para mim, o maior desafio é sempre o último. Lembro que quando fui para a fiscalização externa pela primeira vez, balancei. Quando falei em público pela primeira vez, dei outra balançada. Hoje, quando olho daqui da Superintendência para aqueles desafios, acho graça”, relembra.

Para cuidar do corpo e da mente, a superintendente pratica meditação e frequenta academia. Seus passatempos são ler, viajar e ir ao cinema. Zayda é casada e tem duas filhas. Na sua avaliação, o fato de a família ser compreensiva e colaborativa tem sido vital para que ela consiga conciliar o trabalho na Receita com a vida pessoal.