Delegacias devem indicar nomes para Comitês Regionais
A DEN (Diretoria Executiva Nacional) do Sindifisco Nacional reforça às DS (Delegacias Sindicais) de todo o país a importância da indicação de representantes para compor os Comitês Estaduais do MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral), de modo a intensificar as ações desenvolvidas pelo Movimento.
O objetivo da iniciativa é ampliar a fiscalização para fazer cumprir as determinações da Lei da Ficha Limpa, que já está valendo para estas eleições, e as da Lei 9840/99, que proíbe a compra de votos e o uso da máquina administrativa por candidatos a cargos eletivos.
Algumas delegacias indicaram representantes que já estão participando ativamente das reuniões nos estados. Todas as DS do Sindifisco Nacional podem indicar nomes para compor os comitês, independentemente, de existir no estado mais de uma representação do Sindicato. De acordo com o Comitê Nacional do MCCE, quanto mais integrantes as unidades estaduais tiverem, melhor a sua atuação.
As DS que ainda não indicaram representantes devem enviar os nomes dos voluntários para o e-mail den@sindifisconacional.org.br até o dia 12 de agosto. A DEN ficará encarregada de encaminhar os nomes para o Comitê Nacional, bem como informar às DS a data e o local das reuniões.
De 23 a 29 de agosto, o MCCE realizará a primeira semana de mobilização nacional dos Comitês Estaduais. Confira a carta elaborada pela Secretaria Executiva do Comitê Nacional com explicações sobre a formação das unidades estaduais e sua maneira de atuação.
Comitês Regionais – Os comitês do MCCE são as células do movimento de combate à corrupção eleitoral em estados e municípios. Eles são formados por entidades e/ou pessoas voluntárias que assumem a responsabilidade de implementar as ações de combate à corrupção eleitoral em suas cidades, conforme orientação do Comitê Nacional. Para serem oficializados, os comitês precisam ser cadastrados na Secretaria Executiva do MCCE. Atualmente, estão registrados 300 comitês no país.
Em anos eleitorais, a atuação desses comitês se torna ainda mais imprescindível para o MCCE, visto que são eles, por meio de seus integrantes, que irão de fato fiscalizar o pleito em suas cidades e estados, através de diversas ações que podem ser implementadas de acordo com a realidade de cada local. Desde a criação do MCCE, o Sindifisco Nacional é uma das entidades parceiras do movimento e vem apoiando suas ações junto às demais 47 entidades envolvidas nesse trabalho de cidadania.