Entidades avaliam ações em prol da Reforma Política
O MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral), do qual o Sindifisco Nacional é integrante, se reuniu na quarta-feira (27/7), na sede do Sindicato, para avaliar as ações em prol da Reforma Política.
O assunto será o tema principal do seminário programado para 30 de agosto, às 19h, no Confea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), em Brasília (DF). Antes, nos dias 2 e 3 de agosto, as entidades vão se reunir para analisar as propostas de reforma que serão debatidas no evento do final do mês.
No encontro realizado na quarta-feira, foi informado que as sugestões serão encaminhadas o mais brevemente possível para as entidades via e-mail. Foi falado também do Senaje (Seminário Nacional de Juízes, Promotores e Advogados Eleitorais), evento realizado pelo MCCE desde 2001 e que, este ano, acontecerá nos dias 5 e 6 de outubro.
Outro assunto abordado diz respeito à Lei de Ficha Limpa (LC 135/2010), que em junho deste ano completou um ano de vigência. Os representantes lembraram que a Lei tem ganhado grande repercussão em todo o país, e que vários estados e cidades têm adotado a norma, colaborando assim com o combate à corrupção eleitoral.
Em comemoração ao primeiro ano da nova lei, a CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) vai promover evento no dia 10 de agosto, em Brasília. O local será divulgado posteriormente.
Ao final da reunião, a Anadef solicitou uma moção de apoio em prol da Defensoria Pública. Após sua elaboração, o documento será distribuído para a adesão das entidades integrantes do movimento.
Participaram da reunião o diretor de Relações Intersindicais do Sindicato, Luiz Gonçalves Bomtempo, representantes da diretoria do MCCE e das demais entidades integrantes do movimento, entre elas, CFC (Conselho Federal de Contabilidade), Comunidade Baha’í do Brasil, CUT (Central Única dos Trabalhadores) e Anadef (Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais).
Na oportunidade, o presidente do Sindifisco, Pedro Delarue, reiterou aos representantes das entidades que o Sindicato dá todo apoio ao movimento e está à disposição para ajudar no que for necessário.