Sindifisco prestigia criação de Observatório Social
A diretora de Justiça Fiscal e Seguridade Social do Sindifisco Nacional, Auditora-Fiscal Maria Amália Polotto Alves, participou no dia 2 de junho da solenidade de criação do Observatório Social de Campo Grande (MS). Na ocasião, foi eleita a primeira diretoria com a participação de quatro Auditores-Fiscais: o presidente Hugo de Oliveira e os conselheiros fiscais Gorete Aparecida da Silva Sanches, Moacir Menin e Antônio Cesar de Campos.
A solenidade foi no auditório da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), seccional Mato Grosso do Sul. Na oportunidade, a diretora Maria Amália lembrou que foi em uma das Oficinas de Educação Fiscal realizada pela Diretoria do Sindifisco Nacional em vários estados brasileiros que o presidente eleito do Observatório Social de Campo Grande, Auditor-Fiscal Hugo de Oliveira, se motivou a trabalhar na ação. Depois, com o apoio da presidente da DS (Delegacia Sindical) Campo Grande (MS), a Auditora Gorete Aparecida da Silva Sanches, e do Auditor Moacir Menin, batalhou para transformar o Observatório Social de Campo Grande em realidade.
Na opinião de Maria Amália, a criação do Observatório tem grande importância para a cidade, especialmente por ser uma entidade sem fins partidários ou lucrativos e que tem como propósito despertar o espírito de cidadania fiscal pró-ativa, via sociedade organizada, tornando cada cidadão atuante na vigilância social.
A diretora do Sindifisco Nacional destacou ainda que, ao assumir a diretoria de Justiça Fiscal e Seguridade Social do Sindicato, decidiu] desenvolver projetos na área de Educação Fiscal e de Previdência Social Pública. Amália também lembrou a realização de cinco Oficinas de Educação Fiscal realizadas pela Diretoria, em São José do Rio Preto (SP), Goiânia (GO), Juiz de Fora (MG), Porto Alegre (RS) e Recife (PE).
“As Oficinas direcionadas aos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil objetivaram incentivar, motivar e demonstrar aos colegas a importância dos trabalhos já existentes nessa área”, disse Amália. "Por isso, tenho enorme satisfação em participar desta solenidade, que é fruto de um dos trabalhos realizados por nossa diretoria. Muitos outros Observatórios ainda serão criados. Vários colegas já estão se articulando nesse sentido, e isso nos motiva a continuar o trabalho", afirmou a Auditora-Fiscal.
Além da diretora do Sindifisco Nacional, também compuseram a mesa de abertura, o presidente da OAB seccional Mato Grosso do Sul, Leonardo Avelino Duarte; o coordenador geral do Observatório Social do Brasil, Fernando Otero; a assessora da Prefeitura Simone Correa Ribeiro Leme; o delegado-adjunto da RFB (Receita Federal do Brasil) em Dourados, Marcelo Rodrigues de Brito; o conselheiro estadual suplente da OAB/MS Carlos Daniel Coldibelli Francisco; o Auditor do Tribunal de Contas da União e representante da União dos Auditores Federais de Controle Externo no Mato Grosso do Sul, João Andrade de Alencar; e o presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Carlos Rubens de Oliveira.
Antes de presidir o Observatório Social de Campo Grande, o Auditor-Fiscal Hugo de Oliveira participou da Oficina de Educação Fiscal, realizada pelo Sindifisco Nacional, em São José do Rio Preto (SP). Já o atual conselheiro fiscal do Observatório, Moacir Menin, participou da Oficina de Goiânia (GO). E o conselheiro fiscal Antônio Cesar de Campos já desenvolvia o projeto de Educação Fiscal na DRF (Delegacia da Receita Federal do Brasil) Campo Grande, por meio do PNEF (Programa Nacional de Educação Fiscal).