Sindifisco busca apoios em favor de Auditores afastados e da Receita

O cerceamento do trabalho da Receita Federal decorrente de decisão do ministro Alexandre de Moraes no âmbito do Inquérito 4.781 foi o tema de reunião entre o presidente do Sindifisco Nacional, Kleber Cabral, o diretor de Assuntos Parlamentares George Alex e o senador Marcos Do Val (Cidadania/ES), na terça (6), no gabinete do próprio parlamentar. Os dois Auditores-Fiscais afastados das atividades e a vice-presidente da DS Espírito Santo, Sther Lúcia Coser Nemer, também participaram do encontro.

Eles explicaram que a atuação da Receita Federal adotou critérios técnicos, objetivos e impessoais, inclusive em observância às recomendações do GAFI, relacionadas à Convenção da ONU contra corrupção, que preveem uma maior vigilância do Fisco sobre autoridades públicas.

"O afastamento dos auditores foi injusto e sem fundamentação. De acordo com o relatório da Corregedoria da Receita Federal, o vazamento partiu de documento impresso por um outro contribuinte. Está registrado nos sistemas da Receita quem fez a impressão da informação. Não houve dolo por parte dos Auditores ", argumentou Kleber Cabral.

O presidente do Sindifisco relatou que, na esteira da decisão do STF, como forma de intimidar o trabalho da Receita, o Tribunal de Contas da União demandou os processos de todas as investigações feitas pelo órgão nos últimos cinco anos, assim como nome e matrícula dos Auditores envolvidos no trabalho.

"A decisão do STF e o pedido do TCU criam um grupo de contribuintes intocáveis, a quem não se pode investigar. Para a Receita CPF não tem foto. A lei é para todos", defendeu Kleber Cabral.

O senador ouviu atentamente toda a explicação do grupo, declarou apoio aos Auditores-Fiscais e ao trabalho republicano efetuado pelo órgão, e anunciou que irá convocar uma audiência pública para tratar do afastamento dos Auditores e da suspensão das fiscalizações sobre os 133 contribuintes, conforme determinação do ministro Alexandre de Moraes.

Na sequencia da reunião, o senador Marcos do Val realizou uma "live" através de sua rede social, conversando com o presidente Kleber sobre os temas tratados acima, que interessam a toda a sociedade.

 
Conteúdos Relacionados