DEN acompanha posse de Auditores-Fiscais de Manaus
O Sindifisco Nacional acompanhou a cerimônia de posse dos 72 Auditores-Fiscais da RFB (Receita Federal do Brasil) lotados em Manaus, Amazonas, na sexta-feira (21/6). Eles foram aprovados no concurso de 2012 e nomeados através da Portaria 713/13, publicada no DOU (Diário Oficial da União) do dia 10 de junho de 2013. A solenidade ocorreu no auditório Deputado Belarmíno Lins, na Assembleia Legislativa do Amazonas.
Já na recepção do evento, a DEN (Diretoria Executiva Nacional) distribuiu Pins (broches) aos Auditores-Fiscais recém-ingressos. A Auditora-Fiscal Carolina Pereira fez a leitura do termo de posse, relembrando os desafios pelos quais passaram os 252 aprovados no certame, a rotina de estudos, os momentos renunciados e outros tantos obstáculos que se levantaram até a sonhada nomeação. “Todos nós tivemos o mesmo ponto de partida. O concurso para Auditor da Receita Federal do Brasil é uma seleção de conhecimento e controle emocional”, dizia trecho do termo.
Em sua participação, o presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue, destacou que é importante ter em mente que o cargo de Auditor-Fiscal é diferenciado dentro do serviço público, pois permite que se possa exercer diversas funções dentro da estrutura da RFB. “Podemos atuar de diversas formas, como fiscais, juízes dentro da Delegacia de Julgamento, como administradores de unidades, como intérpretes da legilação tributária. Por isso, é importante ter uma gama enorme de conhecimento acadêmico; é isso que nos confere sermos ocupantes do cargo mais completo dentro da administração pública brasileira”, afirmou Delarue.
O sindicalista enfatizou ainda que a função de Auditor-Fiscal não é a de arrecadar somente, mas também a de promover justiça fiscal, seja combatendo a sonegação, seja orientando o cidadão. Sobre esse ponto, informou aos recém-ingressos sobre a campanha “Imposto Justo”, lançada no dia 21 de maio, na Câmara dos Deputados.
“Trata-se de uma campanha que se propõe a recolher 1,3 milhão de assinaturas para apresentar ao Legislativo um projeto de iniciativa popular para correção da tabela de Imposto de Renda e para acabar com a isenção de tributos aos lucros e dividendos disttibuídos pelas empresas. Nossa função também é cuidar da qualidade da arrecadação. Por isso, os impostos têm de serem cobrados de acordo com a capacidade contributiva de cada um”, explicou.
Delarue ainda discorreu sobre a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que prevê a cobrança IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) sobre veículos automotores aéreos e aquáticos. Ao concluir sua participação, Delarue destacou que pertencer ao órgão mais respeitado do Brasil requer sacrifícios, mas que também há muitas satisfações que recompensam o cargo.
Unafisco Saúde – A diretora-adjunta do Unafisco Saúde, Maria Antonieta Rodrigues, falou sobre o Plano de Saúde exclusivo dos Auditores-Fiscais da RFB e das modalidades que podem ser escolhidas.
“O Unafisco Saúde foi criado há 20 anos por um grupo de Auditores-Fiscais e pertence ao Sindifisco Nacional. É um dos melhores planos do país, com atendimento em todo território nacional com os melhores hospitais, cobertura de centenas de procedimentos além dos exigidos pela ANS ‘Agência Nacional de Saúde’ e diversos outros diferenciais e vantagens”, sintetizou.
No hall de entrada do auditório, foi disponibilizado um stand do Unafisco Saúde a todos que tivessem interesse em conhecer mais sobre o Plano.
{yoogallery src=[images/publicacoes/boletins/2013/Junho/Bol932/Manaus_2/]}