Mais de 120 entregam manifesto ao Superintendente da 8ª RF

A manhã de segunda-feira (22/06) marcou parte da história de mobilizações no estado de São Paulo. Foi quando mais de 120 Auditores Fiscais ativos e aposentados de todo o estado entregaram ao superintendente da 8ª RF (Região Fiscal), José Guilherme Vasconcelos, um manifesto com as principais reivindicações da categoria. Os Auditores Fiscais aproveitaram a aportunidade para solicitar a abertura de um canal de negociação direta com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

Além do manifesto, Guilherme recebeu das mãos do 1º vice-presidente da DS (Delegacia Sindical) São Paulo, Luiz Fuchs; do representante do CNM (Comando Nacional de Mobilização) Fernando Augusto de Souza; do representante do CRM (Comando Regional de Mobilização) Cesar Hayashi; e do representante do CLM (Comando Local de Mobilização) José Caetano dos Santos, uma pasta com documentos da Campanha Salarial, como a pauta de reivindicações com a tabela de remunerações e um folheto explicativo.

A reunião teve início no gabinete do superintendente, porém, um grupo formado por Auditores Fiscais oriundos de várias cidades, como por exemplo Bauru, Campinas, Franca, Presidente Prudente, Piracicaba e Sorocaba, solicitou a presença de José Guilherme em um espaço maior. Os Auditores Fiscais queriam apresentar os seus pleitos e demonstrar a ele a indignação da categoria com o tratamento que vem recebendo do Governo.

Por mais de duas horas, o superintendente ouviu relatos sobre o rebaixamento da autoridade tributária do Auditor; situações absurdas como o Regimento Interno que não apresenta a palavra “Auditor” em seu texto; a necessidade da separação dos cargos que compõe a carreira de auditoria e a implementação da tabela remuneratória com seis padrões.

Durante o encontro, Fuchs cobrou maior envolvimento de toda a administração da RFB na valorização dos Auditores Fiscais. “A 8ª RF é a região que mais arrecada no país, o que demonstra a importância do seu superintendente. A interlocução de um administrador com essa relevância certamente nos levaria a uma reunião com o ministro da Fazenda Joaquim Levy”, afirmou Fuchs. Em resposta, o gestor da 8ª RF disse que tem encaminhado todos os manifestos e pleitos dos Auditores Fiscais para o secretário da Receita, Jorge Rachid.

O representante da 8ª RF no CNM, Fernando Augusto de Souza, destacou que outros fatores além da questão salarial têm deixado a base insatisfeita. De acordo com o Auditor Fiscal, atualmente, a posição de autoridade está sendo desvalorizada, especialmente quando carreiras diferentes são tratadas, cada vez mais, de maneira semelhante.

Sobre essa questão, Vasconcellos lembrou que a RFB está fazendo o mapeamento das atividades e dos processos para definir as atribuições de cada carreira. Ele ainda afirmou que cerca de dez colegas da 8ª RF estão trabalhando neste mapeamento.

Por fim, o superintendente afirmou que sua porta está aberta ao diálogo e que irá encaminhar ao secretário a vontade expressa dos Auditores Fiscais da 8ª RF.

Participaram da ruenião ainda o superintendente-adjunto de Aduanas, Marcos Siqueira, e o assessor da superintendência, Mauro Panella.

 
Conteúdos Relacionados