Morre ex-secretário da RFB Osiris Lopes Filho
O ex-secretário da RFB (Receita Federal do Brasil) Osiris de Azevedo Lopes Filho faleceu na manhã de hoje, em Brasília (DF), vítima de complicações causadas por um AVC (acidente vascular cerebral) ocorrido há uma semana. O Auditor-Fiscal e advogado tributarista tinha 69 anos de idade e deixa a esposa Malvina Corujo de Azevedo Lopes, 64 anos, e o filho Othon de Azevedo Lopes, 34 anos.
Natural de Cachoeiro de Itapemirim (ES), Osiris ganhou projeção nacional quando assumiu o cargo de secretário da RFB, durante o governo do presidente Itamar Franco. Durante os dois anos em que comandou a Receita, Osiris criou os Centros de Atendimento ao Contribuinte e fortaleceu a fiscalização, alcançando um incremento na arrecadação governamental de 50% no período.
Osiris também foi o Auditor-Fiscal mais votado entre a Classe para encabeçar a lista tríplice para o cargo de secretário da RFB, em eleições realizadas em abril de 2007. Na época, obteve 1.478 votos, dentre os pouco mais de 3.500 Auditores-Fiscais votantes.
Na carreira desde a década de 1970, o ex-secretário também foi professor de Direito Tributário na Universidade de Brasília (UnB) e coordenador técnico de Pós-Graduação em Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Osiris ocupou ainda a chefia de gabinete da Secretaria-Geral da Presidência da República.
O corpo de Osiris será velado na Capela 6, no cemitério Campo da Esperança, em Brasília, a partir das 9 horas de amanhã (27/1), e o sepultamento está previsto para as 17 horas. A DEN (Diretoria Executiva Nacional) lamenta a morte do colega e se solidariza com todos os familiares e amigos neste momento de dor.