Lixo hospitalar apreendido no Porto de Suape retornará aos EUA
O navio Cap Irene, que transportará o material hospitalar retido em outubro de 2011 pela Alfândega da RFB (Receita Federal do Brasil) no Porto de Suape, atracou no porto na sexta-feira (20/01), partindo no sábado (21/1), às 6 horas, rumo aos Estados Unidos levando de volta os conteineres com a mercadoria.
A Alfândega da Receita Federal do Brasil no Porto de Suape (PE) autorizou, em dezembro do ano passado, a devolução dos conteineres importados irregularmente dos Estados Unidos com lixo hospitalar. O importador, de origem pernambucana, foi notificado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e recebeu intimação para devolver a carga.
Histórico – Os dois contêineres com toneladas de lençóis, artigos de vestuário sujos e resíduos hospitalares descartados por hospitais dos Estados Unidos foram apreendidos por Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil dia 11 de outubro, no Porto de Suape. A carga estava identificada como tecido de algodão com defeito originário da Carolina do Sul. O material foi importado por uma empresa do ramo têxtil localizada em Santa Cruz do Capibaribe, no agreste do estado.
Ao todo, foram identificadas 23 toneladas de lençóis, fronhas, toalhas de banho, batas, pijamas e roupas de bebês com identificação de vários hospitais, alguns com presença de sujidades e matéria orgânica. Ao fim da inspeção, os resíduos foram recolocados nos contêineres que foram lacrados pela Anvisa.