Lista Tríplice: Classe definiu os candidatos a secretário da RFB
O resultado final da Fase Nacional da Lista Tríplice elegeu os Auditores Fiscais Dão Real Pereira dos Santos, Kleber Cabral e Marcelo Lettieri para ocupar o cargo de Auditor-secretário da RFB (Receita Federal do Brasil). O resultado foi encaminhado ao Sindifisco Nacional na quarta-feira (23/12).
A DEN (Direção Executiva Nacional) destaca que a escolha do secretário por meio de Lista Tríplice é uma forma que garante mais transparência às ações da Receita Federal do Brasil. No entendimento da Direção Nacional, é necessário um perfil técnico no posto mais alto do órgão, de forma a promover segurança ao trabalho das Autoridades Tributárias e livrar a instituição de ingerências externas – políticas, conflitos de interesses e pressão do mercado – que não interessam ao Estado e, muito menos, ao contribuinte.
A DEN e a Classe também entendem que um Auditor Fiscal, escolhido por seus pares, defenderá um modelo de administração tributária que garanta a titularidade da ação fiscal e também as prerrogativas do cargo, propriedades que, segundo o padrão vigente, sofrem constantes ataques, muitas vezes originário dentro do próprio órgão.
O Sindifisco espera que o Governo tenha sensibilidade e observe a voz que emana das urnas. Importante destacar a necessidade do incremento da arrecadação no atual quadro de crise, momento em que os Auditores Fiscais da RFB estão insatisfeitos com o tratamento que vem sendo dispensado a eles e anseiam por mudanças em favor da valorização da Classe.
Processo – O sistema seletivo para composição da Lista Tríplice tem por objetivo a busca de um perfil para o secretário da Receita Federal do Brasil que se aproxime, o máximo possível, de um tipo ideal de titularidade, bem definido e mais adequado à organização, combinado a um conjunto de compromissos firmados dentro de um marco transparente, constituído de pressupostos ao exercício ético da autoridade fiscal, no contexto de reafirmação continuada da democracia e do controle social das instituições republicanas. Com essa finalidade bem definida, o processo se deu em três fases – local, regional e nacional.
Na primeira, foram escolhidos três Auditores Fiscais por DS (Delegacia Sindical). Depois, foram escolhidos os mais votados por Região Fiscal.
No dia 9 de dezembro, os então candidatos Eliana Pôlo (7ª RF), Dão Real (10ª RF) e Kleber Cabral (8ª) passaram por sabatina no CDS (Conselho de Delegados Sindicais), que teve transmissão ao vivo para toda Classe. Os Auditores Fiscais Marcelo Lettieri (3ª RF) e Lina Maria Vieira (4ª RF) não compareceram ao Conselho, mas tiveram a ausência justificada. Ainda estavam entre os candidatos os Auditores Fiscais José Tostes (2ª RF) e Alberto Amadei (3ª RF). Os dois também justificaram suas ausências. Confira a carta do representante da 3ª RF ao presidente do CDS.
A fase final aconteceu no dia 15 de dezembro.