Lindbergh Farias será interlocutor da PEC 555 no Rio de Janeiro
Em reunião com o presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue, e com o diretor-adjunto de Defesa da Justiça Fiscal e da Seguridade Social, Luiz Antonio Fuchs da Silva, na tarde de quarta-feira (22/5), o senador Lindbergh Farias (PT/RJ) se comprometeu a encampar a luta pela aprovação da PEC 555/09 no seu estado.
A adesão foi uma resposta do parlamentar ao convite de Fuchs, que é coordenador da Frente Nacional São Paulo pela PEC, para que o senador atue como liderança política na luta pela proposta na região. Na oportunidade, Farias recebeu uma carta da Frente paulista e discutiu com os sindicalistas a possibilidade de organizar um movimento semelhante no Rio de Janeiro.
“A Frente paulista congrega 117 entidades de peso, e a ideia é levar a mesma proporção para o Rio. Estamos à disposição para dar total apoio e contamos com sua colaboração no sentido de fazer crescer essa mobilização”, disse Fuchs.
“Meu mandato é voltado para os anseios da sociedade, incluindo os dos servidores. Quero colaborar no que for preciso, dentro e fora do Congresso Nacional, para ajudá-los”, garantiu o senador.
Para o presidente do Sindifisco, “a iniciativa do senador engrandece a mobilização da Classe em torno do assunto e a expectativa é que o tema ganhe proporção e sensibilize os demais parlamentares antes que a matéria seja aprovada no Congresso”.
PEC 555 – A matéria tramita na Câmara dos Deputados e pede o fim da Contribuição Previdenciária dos servidores inativos e pensionistas. Aprovada na Comissão Especial em julho do ano passado com empenho da Classe dos Auditores-Fiscais, a PEC prevê que todos aposentados e pensionistas ao completarem 61 anos passarão a pagar 80% da contribuição. Esse índice será 20 pontos percentuais menor a cada ano, até chegar à isenção total quando o beneficiário completar 65 anos.