Lindberg Farias promete interceder pela PEC 555/09
Em reunião com o presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue, na tarde de quarta-feira (18/4), o senador Luiz Lindbergh Farias Filho (PT/RJ) se mostrou simpático à aprovação da PEC 555/09 e se comprometeu em tentar intermediar um acordo com o Governo para viabilizar a aprovação do texto no Senado Federal.
A matéria tramita na Câmara dos Deputados e pede o fim da Contribuição Previdenciária dos servidores inativos e pensionistas. Aprovada na Comissão Especial em julho do ano passado com empenho da Classe dos Auditores-Fiscais, a PEC prevê que todos os aposentados e pensionistas ao completarem 61 anos passarão a pagar 80% da contribuição. Esse índice será 20 pontos percentuais menor a cada ano, até chegar à isenção total quando o beneficiário completar 65 anos.
Porém, o resultado na Comissão aparentemente desagradou a cúpula do Governo no que diz respeito ao escalonamento da contribuição, o que em tese vem dificultando o encaminhamento do assunto para a pauta do plenário. “Vou trabalhar dentro do Governo para tentar buscar esse acordo e ajudar os servidores”, comprometeu-se o parlamentar.