Lançamento do “Imposto Justo” é destaque da mídia
Jornais da grande mídia e periódicos sindicais deram destaque ao lançamento da campanha de iniciativa do Sindifisco Nacional denominada “Imposto Justo”, ocorrido dia 21 de maio, na Câmara dos Deputados.
A Folha de São Paulo ressaltou os benefícios que o Projeto trará ao país com a elevação do limite de dedução de despesas com educação, correção da tabela de IR (Imposto de Renda) e reintrodução da cobrança de Imposto sobre lucros e dividendos distribuídos para sócios e acionistas a partir de ganhos superiores a R$ 60 mil anuais. "O desafio é enorme, mas esperamos que tenha apelo popular", disse o presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue, ao periódico.
Em entrevista ao jornal, a advogada especialista em direito tributário do escritório Siqueira Castro, Bianca Xavier, classificou a iniciativa como "a melhor proposta [de correção da tabela] que já vi".
A revista Carta Capital postou o vídeo da campanha e enfatizou a necessidade de mobilização da sociedade em torno da aprovação do Projeto de Lei para fazer a ideia prosperar. “O objetivo é coletar 1,5 milhão de assinaturas para carimbar um projeto de mudança no imposto de renda como sendo ‘de iniciativa popular’, para tentar constranger deputados e senadores a votá-lo”, diz um dos trechos.
Delarue informou à Carta Capital que acredita ser muito complicado mudar o quadro atual por causa dos “interesses envolvidos” e do predomínio do “poder econômico” dentro do Congresso, onde dificilmente se chega sem financiamento empresarial nas eleições. Por esse motivo, a razão da tentativa de emplacar um projeto que tenha origem no clamor popular.
O texto também mencionou as inúmeras benesses trazidas ao país, caso a proposta saia do papel. Uma delas é a de promoção de R$ 180 bilhões em justiça tributária no período de dez anos.
O site de notícias especializado em economia InfoMoney, além de explicar os pontos principais da matéria legislativa, divulgou o site do “Imposto Justo” e demais peças publicitárias criadas para a Campanha.
À edição digital do jornal Hoje em Dia, o diretor de Estudos Técnicos, Luiz Antônio Benedito, lembrou que o “índice [de correção da tabela] não compensa a defasagem” ao comentar sobre os malefícios do não reajuste ao longo dos anos. O jornal online ouviu especialistas que se mostraram favoráveis ao Projeto lançado pelo Sindifisco e que afirmaram que "a demora na atualização da tabela do IRPF é utilizada para engordar os cofres públicos".
Os sites Consultor Jurídico e Portal Vermelho foram outros veículos que destacaram o assunto em sua home page.