Kleber Cabral fala ao Jornal da CNN sobre a crise fiscal
O presidente do Sindifisco Nacional, Kleber Cabral, concedeu entrevista, nesta terça (26), ao Jornal da CNN sobre a proposta de congelamento de salários dos servidores públicos, sob o argumento do governo de conter a crise fiscal. Entrevistado pelo jornalista William Waack, Kleber ressaltou que normalmente os governos usam a questão orçamentária para asfixiar os órgãos de Estado, como a Receita Federal, que sofreu um corte de 35% no orçamento de 2020, se comparado ao ano anterior.
Na avaliação de Kleber Cabral, a sociedade brasileira assiste, desde a Reforma da Previdência, a um discurso de vilanização do servidor público. “O que mais incomoda é esse discurso, muitas vezes de ódio, principalmente por parte do ministro da Economia. Ele tratou os servidores, primeiro, como parasitas, depois como assaltantes, chantagistas e, por último, como inimigos, dizendo que colocou a granada no bolso do inimigo”, ressaltou.
Para o presidente do Sindifisco, equilibrar a balança de receitas e despesas exige o enfrentamento de questões mais amplas, sobretudo em um país que possui números expressivos de sonegação, estimada em cerca de 27% dos valores atualmente arrecadados. Entre os desafios a serem enfrentados pelo Executivo, Kleber citou os benefícios fiscais desordenados a alguns setores da sociedade e o combate à sonegação, que acabam atingindo interesses políticos e econômicos poderosos. Veja a entrevista a seguir: