Entrevista: Kleber defende progressividade da tabela do IR

Reforma da Previdência e Reforma Tributária foram os principais temas da entrevista concedida pelo presidente do Sindifisco Nacional, Kleber Cabral, ao jornalista Marcelo Santos no programa Jogo de Poder, que foi ao ar na noite de quinta (10).

Segundo Kleber, a Reforma Trabalhista e a Lei da Terceirização impactaram negativamente o equilíbrio da Previdência Social. O Auditor-Fiscal também explicou que desde 2003 já não existe mais paridade e integralidade nas aposentadorias do serviço público e que algumas medidas anunciadas pelo novo governo, como a criação de uma previdência complementar, já foram implementadas.

Sobre a Reforma Tributária, Kleber classificou como injusto o atual sistema de tributação que incide, principalmente, sobre o consumo, possuindo cunho regressivo e sobrecarregando os mais pobres, em vez de priorizar o patrimônio.

“O governo está deixando de fazer o dever de casa. O país perde R$ 355 bilhões por ano, em sonegação. Antes de pensar em penalizar quem paga (o trabalhador), deveria cobrar de quem não paga”, disparou.

O presidente do sindicato destacou que a defasagem da tabela do Imposto de Renda chega a 95,4% porque durante muitos anos ela não foi atualizada e, quando foi, não acompanhou o índice da inflação. Kleber defendeu a progressividade e não a redução do número de faixas, como chegou a ser cogitado pela equipe econômica do novo governo.

Finalizando, ele criticou as propostas de lei para atender interesses setoriais. “Todo mundo quer Reforma Tributária para os outros. Não adianta falar em reforma sem corrigir problemas como a sonegação, que é tratada como crime de segunda categoria. Se o sonegador, ao ser descoberto, pagar o que devia, não tem ação penal. Enquanto que se um trabalhador roubar uma bicicleta, mesmo devolvendo, vai ter que pagar pelo crime”, avaliou.

O programa será reprisado no sábado (12/1), também às 23h. Os canais da CNT são: pela TV aberta, canal 19 em Brasília e canal 27 no Rio de Janeiro e em São Paulo; na TV por assinatura canal 176 da Sky, 186 da NET e 245 da GVT.

 

Conteúdos Relacionados