MP apresenta denúncia contra político por suposto desrespeito a Auditores-Fiscais
O MPE (Ministério Público do Estado do Paraná) apresentou denúncia contra o ex-candidato à prefeitura de Foz do Iguaçu (PR) Celso Samis da Silva, decorrente de representação feita pelo Unafisco Sindical. A denúncia foi apresentada a partir do procedimento penal realizado pela Polícia Civil do Estado do Paraná requisitado pelo MPE, conforme noticiado anteriormente neste site.
Na ação, Samis é acusado de incitação e apologia ao crime de contrabando e descaminho. Como o ex-candidato já utilizou do benefício da transação penal há menos de cinco anos, o processo será levado, obrigatoriamente, a uma decisão condenando ou absolvendo o acusado. Na transação, o réu teria o direito de aceitar uma pena alternativa para evitar uma eventual condenação.
A partir de agora, em função de haver ação penal, o processo contra Samis deve continuar com audiências das testemunhas e apresentação de provas e documentos sobre o caso para que o suposto crime possa ser comprovado.
Histórico – Há cerca de um mês, o MPE requisitou abertura de procedimento criminal contra o político para apuração das acusações. A denúncia contra ele é baseada em declarações feitas pelo ex-candidato à vaga de prefeito da cidade paranaense em entrevistas à emissora de televisão local RPC-TV Cataratas nos dias 21 de agosto e 18 de setembro do ano passado. Na oportunidade, Samis supostamente foi desrespeitoso com a Classe quando questionado sobre a paralisação dos Auditores-Fiscais em função da Campanha Salarial.