Unafisco participa de Fórum de Direito Tributário

O presidente do Unafisco, Pedro Delarue, o diretor de Assuntos Jurídicos da DEN (Diretoria Executiva Nacional), Wagner Teixeira Vaz, e o diretor-adjunto da pasta, Kleber Cabral, participaram ontem (2/2) do Fórum de Direito Tributário “Tax Justice Network – Workshop Brasil 2009”, em São Paulo. O evento foi promovido pelo IBDT (Instituto Brasileiro de Direito Tributário) e contou com o apoio do Sindicato.

O TJN (Tax Justice Network) é uma organização internacional independente, sem fins lucrativos, dedicada à pesquisa, análise e defesa de alto nível de questões tributárias e regulatórias, com vistas a mapear, analisar e expor os efeitos nocivos da evasão tributária, da “guerra fiscal” e dos paraísos fiscais, bandeiras que também interessam à Classe.

A mesa de abertura contou com a participação do presidente do IBDT, Paulo Celso Bonilha, do diretor Kleber Cabral e do consultor da Secretaria Internacional do TJN, Matti Kohonen, que fez uma exposição sobre a história dessa organização e seus projetos atuais.

O presidente do Unafisco compôs a mesa que tratou de desenvolvimento econômico e aspectos de tributação internacional, juntamente com o presidente do Conselho de Administração do TJN, Bruno Gürtner, e do economista Luiz Alberto Vieira, da Secretaria do Tesouro Nacional em Brasília.

Durante todo o dia, foram discutidos assuntos relevantes para a Classe como evasão fiscal, tributação no Brasil e tributação internacional, livre concorrência e reforma do sistema tributário para uma tributação mais justa – temas debatidos sobre o prisma de mestres, doutores e especialistas em questões tributárias de diferentes países como Brasil, Inglaterra, Suíça e Quênia.

Segundo Kleber Cabral, é importante para o Sindicato estar inserido num ambiente em que as questões tributárias são tratadas com ênfase no combate à sonegação e ao descaminho, ressaltando o papel da fiscalização e das administrações tributárias, como aconteceu no Fórum.

Também participaram do evento o diretor da revista internacional de Direito Tributário da ABRADT (Associação Brasileira de Direito Tributário), Igor Santiago, o presidente da ATA (Academia Tributária das Américas), Cristiano Rosa de Carvalho, e o professor titular de Direito Tributário da Faculdade de Direito da USP, Luís Eduardo Schoueri, dentre outros.
 

Conteúdos Relacionados