Trabalho de Auditor resulta em condenação

Após quatro anos, o Auditor-Fiscal Sérgio Luís Cândido viu um trabalho iniciado por ele, em 2005, ser concluído pela Justiça, com a condenação de Janir Kuster de Camargo às penas de dois anos e oito meses de reclusão, pela prática do crime contra o sistema financeiro nacional, e cinco anos e cinco meses de reclusão, pelo crime de lavagem de dinheiro, totalizando oito anos e um mês de reclusão, em regime fechado.
Janir Kuster foi flagrado com US$ 95 mil e 100 mil euros em espécie, ocultos em um colete e uma tornozeleira na Alfândega do Aeroporto de Belém (PA). Pelo câmbio da época, a apreensão totalizou R$ 486.158,00. O passageiro foi preso em flagrante pela Polícia Federal.
O jornal O Liberal (PA) publicou a sentença do juiz federal da 4ª Vara, Wellington Cláudio Pinho de Castro contra Janir Kuster de Camargo, na última quarta-feira (21/1). E revelou um esquema muito maior no qual o condenado estava envolvido. “O juiz Wellington Castro destaca que tanto as provas juntadas aos autos quanto a confissão de Janir comprovam que ele participava efetivamente, desde julho de 2005, do negócio ilícito de troca de moeda estrangeira”, diz a matéria.
 

Conteúdos Relacionados