Damasceno concede entrevista à imprensa sobre correção do IRPF

O presidente do Sindifisco Nacional, Auditor Fiscal Claudio Damasceno, concedeu entrevista à TV CNT, ao jornal Correio Braziliense e à rádio Jovem Pan, na segunda-feira (15/5), para tratar da possível correção da faixa de isenção do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) que está sendo estudada pelo Governo. Atualmente, apenas quem tem salário abaixo de R$1.903,98 está isento de pagar o imposto.

Damasceno explicou que, segundo estudos do Sindifisco Nacional, a defasagem na tabela do Imposto de Renda é de 83%. Se esse percentual fosse aplicado sobre o limite atual, a faixa de isenção seria de R$ 3.454,00 – o que demonstra o quanto a não correção da tabela é perversa para o contribuinte.

“Hoje quem está recebendo entre 1.903 e 3.454 está pagando imposto quando não deveria pagar”, afirmou o presidente à rádio Jovem Pan. “Sabemos que nesta faixa, qualquer acréscimo de renda representa, sem dúvida, uma folga importante no orçamento, principalmente porque vivemos uma crise econômica no país”, complementou.

Ao repórter Leandro de Souza, da TV CNT, Damasceno enfatizou que a correção não apenas do limite de isenção, mas de toda a tabela, é uma bandeira antiga defendida pelo Sindifisco Nacional por se tratar de uma questão de justiça fiscal. "Não se trata de perda de arrecadação porque o Governo nem deveria contar com esses recursos", esclareceu.

O presidente também ratificou que, no Brasil, cerca de 58% por cento de toda a arrecadação são oriundos do consumo, o que acaba por igualar o tratamento entre as diversas classes sociais, resultando numa carga tributária mais pesada para a população de baixa renda. “A grande verdade é que precisamos corrigir essa injustiça”, concluiu.

A reportagem com a entrevista de Damasceno vai ao ar na segunda-feira (15/5), às 22h30, no CNT Jornal.

Confira, abaixo, o áudio da entrevista concedida à rádio Jovem Pan.

 

Mais sobre o tema: O Globo

Conteúdos Relacionados