Jornal “Valor” destaca mobilização dos Auditores-Fiscais

Imagem ilustrativa

A edição desta segunda-feira (21) do jornal “Valor” repercutiu a mobilização dos Auditores-Fiscais da Receita Federal, principalmente com relação à liberação de cargas em portos e aeroportos. Segundo o jornal, “remessas expressas, que deveriam ser liberadas em até 24 horas, estão demorando de quatro a cinco dias para serem liberadas”.

Já no início da reportagem, o jornal destaca o porquê da mobilização dos Auditores, pontuando o corte de 51% no orçamento do órgão, a não regulamentação da Lei 13.464/17, que trata do bônus, e a não realização de concursos para recompor o quadro de servidores. Em função disso, o jornal destaca que, para pressionar o governo e chamar a atenção da opinião pública, os Auditores aumentaram a amostragem de remessas verificadas nos aeroportos e portos.

O presidente do Sindifisco Nacional, Auditor-Fiscal Isac Falcão, foi entrevistado para comentar sobre o assunto: “A Receita Federal sofreu um corte orçamentário de R$ 1,2 bilhão. O orçamento atual é suficiente para funcionar por cinco meses. Com uma restrição desse tamanho, os gestores têm que desativar muitos projetos. É esse quadro que levou os servidores a entregar os cargos de chefia. A situação está ficando ingovernável”, afirmou.

A reportagem também dá destaque à entrega de cargos por parte dos Auditores-Fiscais que ocupavam chefias, bem como a recusa do Ministério da Economia em referendar essas exonerações, o que levou centenas de Auditores a recorrer à Justiça para fazer valer suas decisões.

Outro problema citado é a falta de concursos públicos para repor o número de servidores. Isac Falcão disse na reportagem que o número de servidores sofreu uma redução de 40% nos últimos anos.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.

Conteúdos Relacionados