Jornal destaca ação do Sindifisco pela Justiça Fiscal
A edição de sexta-feira (26/4) do Diário Catarinense destacou a iniciativa do Sindifisco Nacional em promover, no próximo dia 21 de maio, o Seminário sobre Tributação Justa, em Brasília (DF), quando será lançada a campanha “Imposto Justo, essa ideia eu assino embaixo
“O diretor de Estudos Técnicos do Sindifisco, Luiz Antonio Benedito, afirma que a entidade promoverá um seminário no Congresso Nacional, em maio, para apresentar as análises e propor um novo cálculo de ajuste. A proposta é elevar a tabela do IR em 10% durante cinco anos para suprir defasagens anteriores, além da correção anual baseada no índice de variação da massa salarial, que é calculado pelo IBGE”, diz o texto.
A matéria, publicada na versão online do jornal em 24 de abril, aborda as ações de cidadãos locais e do Sindifisco na mobilização pela correção anual da Tabela do Imposto de Renda. “Um estudo do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Sindifisco) destacou a defasagem da tabela do IR em relação a uma série de indicadores econômicos no período entre 1996 a 2012. O IPCA, por exemplo, utilizado para medir a inflação, teve entre janeiro de 1996 e janeiro de 2013 uma evolução 52,32% maior do que a correção da tabela no período”, ressalta o texto.
No decorrer da matéria, o Diário Catarinense detalha dados constantes no estudo do Sindifisco intitulado "A defasagem na correção da tabela do Imposto de Renda Pessoa Física", no que diz respeito a indicadores econômicos e comparações do índice de correção da tabela com o valor do salário mínimo, por exemplo.