Jornais destacam primeiro mês de operação-padrão dos Auditores-Fiscais

O fato de o Governo insistir em protelar uma negociação efetiva à pauta reivindicatória dos Auditores-Fiscais da RFB (Receita Federal do Brasil) só agrava o sentimento de indignação da categoria e provoca maiores transtornos a seguimentos da economia. 

Na quarta-feira (18/7), diversos veículos de comunicação destacaram o impacto das operações padrão e crédito zero em setores da indústria e na movimentação de mercadorias exportadas e importadas.

A Folha de S. Paulo e o portal de notícias Bol lembram que o dia 18 julho marca um mês da deflagração da operação-padrão pelos Auditores-Fiscais da RFB. Os veículos ressaltam que a ação tem impactado no trânsito de mercadorias nos principais portos do Paraná, que registram atrasos nos trâmites de importações e exportações, filas e transtornos às empresas que dependem do comércio exterior.

“Segundo o Sindifisco, o governo federal pediu prazo até 31 deste mês para apresentar uma contraproposta à categoria, mas as negociações pouco têm avançado”, salienta o portal Bol.

O Jornal O Estado de São Paulo ao abordar levantamento da Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal) que aponta o quantitativo de carreiras do serviço público em movimento de mobilização reforça que os Auditores-Fiscais da RFB cumprem operação-padrão desde junho e que a demora na liberação de cargas tem causado preocupação ao empresariado. "Na Zona Franca, deram férias coletivas para 8 mil empregados por falta de insumos para trabalhar", lembra o presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue, na reportagem.

Ao falar sobre a crescente onda de paralisações e operações-padrão no serviço público, o Jornal de Brasília lembra que os percentuais de reajustes para os servidores têm que ser definidos até o dia 31 de agosto, prazo limite para o envio da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2013 para o Congresso Nacional. “Eles vão ficar enrolando até o final de agosto que é a data fatal”, aposta Delarue na matéria. “Mas nós não somos bobos e vamos agir antes disso”, endossa o presidente do Sindifisco.

As publicações Folha de Pernambuco e Empresas & Negócios, de São Paulo também abordaram as ações dos Auditores-Fiscais da RFB e demais servidores públicos na luta pela Campanha Salarial.

Em Marília (SP), o Jornal da Manhã também destacou o marco da mobilização com matéria que ressalta os prejuízos "nos setores de lançamentos tributários e nos processos ligados à malha fina". A reportagem ouviu ainda o presidente da DS (Delegacia Sindical) local e diretores de Estudos Técnicos do Sindifisco Nacional, Luiz Benedito, que faz um balanço do movimento.

Pará – Na terça-feira (17/7), o jornal Dário Online do estado do Pará ressaltou o impacto da mobilização dos Auditores na capital paraense em reportagem intitulada "Operação padrão em aeroporto e porto de Belém".

Conteúdos Relacionados