Jornais destacam propostas do Fisco a Eduardo Campos

A imprensa destacou as propostas levadas pelo Sindifisco Nacional ao presidenciável Eduardo Campos (PSB) relativas a mudanças no atual modelo de cobrança de impostos no país.

Na manhã de terça-feira (5/8), o presidente do Sindifisco Nacional, Cláudio Damasceno, entregou ao candidato o estudo “Sistema Tributário e Seguridade Social”. O material foi produzido em conjunto com a Anfip (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil). 

As propostas que preveem corrigir algumas injustiças praticadas contra os mais pobres receberam atenção especial de Campos. Em reportagem do Jornal Nacional da TV Globo, de terça-feira, o político afirmou que fará uma reforma tributária e que as propostas vão ser discutidas junto com a sociedade.

Sob o título “Campos defende que ricos paguem impostos proporcionalmente maiores”, o site de notícias G1 ressaltou alguns dos pontos do estudo do Sindicato que são “a maior tributação a fortunas e heranças, reserva de 10% do Produto Interno Bruto para a saúde, pagamento de IPVA [Imposto sobre a propriedade de veículos automotores] para veículos aquáticos e aéreos, como jatinhos e helicópteros, além da criminalização da sonegação fiscal”.

O jornal Valor Econômico frisou que “Campos defendeu propostas da categoria [dos Auditores Fiscais] e prometeu uma reforma tributária que pese mais sobre os mais ricos e desonere as classes mais pobres, mas que mantenha também compromissos com os estados para garantir o pacto federativo”. O veículo também publicou matéria em sua edição imprensa.

Sobre a incidência de Imposto de Renda para quem que recebe R$ 1,8 mil, o jornal Estado de S. Paulo destacou a preocupação de Campos ao revelar que tal atitude não é normal, assim como a incidência de IPVA para o trabalhador que utiliza uma moto popular para se deslocar, enquanto que para aeronave particular a mesma situação não ocorre. A edição impressa do Estadão também repercutiu o encontro em usa edição imprensa. 

Outros veículos deram o mesmo destaque ao tema. Confira nos links abaixo:

Campos diz que fará reforma tributária sem aumento de imposto (EBC)

Eduardo Campos promete não aumentar carga tributária (O Tempo)

Campos defende que ricos paguem impostos proporcionalmente maiores (CBN/Foz/PortalG1)

Eduardo afirma que vai mexer no Imposto de Renda (Diário de Pernambuco) 

Campos promete estudar mais tabela do IR (Veja)

Campos defende correção do IR (O dia)

Campos promete rever Fator Previdenciário e da tabela de Imposto de Renda (O Globo)

Brasil promete corte de impostos (Brasil Econômico)

Veja como foi a terça-feira (5) dos principais candidatos à presidência (TV Globo)

A vez do embate econômico (Correio)

Conteúdos Relacionados