Jornais destacam estudo do Sindifisco Nacional sobre distorção tributária
A NT (Nota Técnica) 23 – “Benefícios Tributários ao Capital: alterações necessárias na legislação tributária para a promoção de maior justiça fiscal”, produzida pela Diretoria de Estudos Técnicos do Sindifisco Nacional, foi destaque em vários veículos de comunicação nacional na segunda-feira (17/10).
Produzida com os títulos: “Classe média paga mais impostos do que os bancos” e “Assalariados pagam mais IR do que bancos”, a matéria assinada pelo Estadão Online foi veiculada em diversos jornais e revistas de Norte a Sul do país. Dentre eles, Hoje em Dia (MG), Isto É Dinheiro, Pequenas Empresas, Grandes Negócios, Portal Uai Notícias (MG), Folha de Londrina (PR), G1 Notícias, Cruzeiro do Sul (SP), O Estado do Paraná (PR), O Povo (CE), Clica Brasília (DF), Gazeta do Povo (PR), Diário do Grande ABC (SP), Veja, Época Negócios, Exame, Correio do Povo (RS), Diário da Região (São José do Rio Preto/SP), Yahoo Notícias, O Liberal (Americana/SP), Jornal do Commercio (PE), Revista Amanhã, Bahia Press (BA), A Crítica (AM), A Tribuna (Baixada Santista/SP) e Jornal do Comércio (RS).
O texto aponta para as distorções tributárias que o país enfrenta e ressalta que a “análise feita pelo Sindifisco, e confirmada por especialistas, indica que os trabalhadores pagaram o equivalente a 9,9% da arrecadação federal somente com o recolhimento de Imposto de Renda ao longo de um ano. As entidades financeiras arcaram com menos da metade disso, (4,1%), com o pagamento de quatro tributos”.
Em outro trecho, o texto apresenta a afirmação de um especialista na área tributária que diz que os dados apresentados pelo Sindicato mostram a opção equivocada do governo em relação à tributação da renda em detrimento da tributação do patrimônio.
Repercussões – Divulgada na página eletrônica do Sindifisco no dia 26 de agosto deste ano, a NT 23 traz propostas de alteração na legislação tributária a fim de afastar do ordenamento jurídico benesses concedidas ao capital por meio de diversas normas.
A exposição de estudos e pareceres técnicos do Sindifisco Nacional tem sido frequente na mídia brasileira. No começo do ano, vários jornais publicaram a mobilização de centrais sindicais que, motivadas por um estudo do Sindicato sobre defasagem da tabela do IR (Imposto de Renda), pressionaram o governo federal por mudanças. Também foi noticiada pela imprensa, em meados de setembro, o estudo do Sindicato sobre a desoneração da folha de pagamentos das empresas.
Outro alerta feito pelo Sindifisco Nacional também foi alvo de uma série de matérias. É o caso do relatório do “Projeto Fronteira em Foco”, que diagnosticou as condições de trabalho dos Auditores-Fiscais nas localidades fronteiriças do país.