Mobilização continua a repercutir na imprensa

Um dia após a Mobilização de Advertência, realizada por Auditores-Fiscais da RFB (Receita Federal do Brasil) em conjunto com outras carreiras do serviço público, os jornais continuam repercutindo as ações promovidas pelas categorias nas diversas regiões do país.

O Jornal da Manhã e Jornal Diário, publicações de Marília (SP), destacam que devido à mobilização dos Auditores, na quarta-feira (9/5), a Receita Federal local deixou de fiscalizar, autuar e intimar contribuintes e cerca de 4 mil declarações do IR (Imposto de Renda), que se encontram em malha fiscal, deixaram de ser analisadas.

Os jornais ressaltam ainda que o plantão fiscal de orientação aos contribuintes também ficou suspenso, assim como as manifestações judiciais nos processos de execuções. "Nossa última negociação salarial ocorreu em 2008. São quatro anos sem reposição alguma. O que os Auditores-Fiscais reivindicam é 30,19% de reajuste por conta da defasagem salarial", explica o diretor de Estudos Técnicos da DEN (Diretoria Executiva Nacional) e presidente da DS (Delegacia Sindical) do Sindifisco Nacional de Marília, Luiz Benedito, no texto ” Paralisação suspende 3 mil processos na Receita”, do Jornal da Manhã.

Na matéria, o sindicalista reforça que, no ano passado, o governo prometeu anunciar reajuste em agosto, quando é divulgada a projeção do orçamento da União para o ano seguinte. No entanto nada foi definido. “Este ano o governo parece adotar a mesma estratégia".

“Segundo o presidente da Delegacia Sindical do Sindifisco Nacional em Marília, Luiz Benedito, a suspensão das atividades foi a única maneira encontrada para sensibilizar o Governo Federal e seus negociadores”, diz um trecho da matéria “Por melhorias, auditores federais paralisam atividades em Marília”, do Diário de Marília.

O Correio do Povo, de Porto Alegre, também deu destaque ao Dia Nacional de Mobilização de Advertência. Com o título “Protesto dos servidores federais”, a matéria ressalta que a mobilização é contra a falta de aumento salarial e que os servidores buscam maior valorização e um serviço público de qualidade. O jornal da capital gaúcha registra a informação, do diretor de Defesa da Justiça Fiscal e Seguridade Social do Sindifisco Nacional, Vilson Romero, de que os Auditores-Fiscais da RFB acumulam perdas de mais de 30% nos salários.

O jornal O Povo, do Ceará, alerta para uma possível greve dos Auditores-Fiscais, caso as reivindicações de reajuste salarial não sejam atendidas pelo Governo Federal. No texto intitulado “Auditores fiscais ameaçam entrar em greve”, o presidente da DS/Ceará, Marcelo Melo, lembra que o Executivo não concede reajuste à Classe há anos.

Já na matéria “Categorias federais querem reajuste”, da Folha de Pernambuco, o presidente da DS/Recife, Dauzley Miranda, afirma que a mobilização de quarta-feira não foi nenhum indicativo de paralisação ou greve, apenas uma advertência. "É um ato público de repúdio ao tratamento dado pelo Governo ao servidor público, especialmente a essas carreiras de Estado. É um tratamento inferior à responsabilidade cobrada dos servidores", sentenciou.

O Jornal de Piracicaba também destaca a mobilização da Classe. Na matéria "Auditores da Receita e fiscais ameaçam greve", a publicação ressalta informação do presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue, sobre a operação-padrão em Cumbica, Santos e Manaus.

Em uma publicação de Araraquara (SP), a matéria "Auditores da Receita Federal de Araraquara participam de dia de mobilização nacional" relata a mobilização e destaca a participação do presidente da DS local, Fernando César Terra Rodrigues.

Conteúdos Relacionados