Jornais alertam sobre impactos da mobilização dos Auditores
Diversos veículos de comunicação repercutiram na quarta-feira (30/5) a mobilização de advertência que está sendo realizada pelos Auditores-Fiscais da RFB (Receita Federal do Brasil) em conjunto com outras carreiras de servidores públicos em todo o país. Os jornais chamam a atenção para os possíveis impactos causados a setores como o comércio exterior. E reiteram os motivos da manifestação dos servidores.
“Já há uma preocupação no Governo com o impacto nos dados da balança comercial. Caso a paralisação se confirme, poderá interferir nos resultados desta semana”, destaca o Portal R7, da Rede Record. O portal reproduz, na matéria, trechos do texto divulgado em 29 de maio no site do Sindifisco Nacional (DEN conclama Classe para Assembleia desta quarta-feira) e afirma que, se for deflagrada uma greve da Classe, o despacho de mercadorias importadas sofrerá atraso, entre outros problemas.
Na matéria “Auditores fiscais param hoje por melhores salários e decidem sobre greve”, do jornal Cruzeiro do Sul, de São Paulo, o vice-presidente da DS (Delegacia Sindical) Sorocaba (SP), Marcus Vinícius Dantas, explica que essa é segunda mobilização de advertência realizada pelos servidores, que a primeira ocorreu em 9 de maio e que, se o Governo não apresentar proposta de reposição salarial, os servidores deverão declarar greve por tempo indeterminado a partir da segunda quinzena de junho. "Estamos enfrentando um governo muito duro”, ressalta Dantas.
A Veja.com, no texto “Nenhuma mercadoria será liberada nos portos nesta quarta” lembra que, na última reunião entre o Governo e os Sindicatos, o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça prometeu apenas a apresentação de uma nova proposta salarial, que não foi formulada até agora.
O site diz ainda que, desde o segundo semestre de 2010, o Sindifisco Nacional tenta negociar com o governo um reajuste de salário e reivindica melhores condições de trabalho. "A ideia é abrir um canal de negociação que não prejudique a população nem o empresariado", ressalta o diretor de Comunicação do Sindicato, Maurício Zamboni, no texto.
A publicação paulista "Imprensa Livre" também deu destaque à paralisação dos Auditores.