Fiscalização apreende veículo americano e réplica de pistola
A troca de informações em uma operação no Rio Grande do Sul entre RFB (Receita Federal do Brasil), PRF (Polícia Rodoviária Federal) e Brigada Militar resultou na apreensão de um veículo com placa americana lotado de mercadorias, dentre elas, a réplica de uma pistola. A RFB acredita que a apreensão é só uma pequena amostra da atuação de uma quadrilha no país. Agora os departamentos de inteligência das três instituições trabalham para identificar os envolvidos, que fugiram para Santa Catarina.
Em Jaguarão, a aproximadamente 400 km de Porto Alegre, há três unidades da RFB: Porto Seco (com cinco Auditores), Inspetoria (com a inspetora e mais quatro Auditores) e a Ponte Internacional Mauá (em esquema de plantão), que liga o Brasil ao Uruguai.
No dia 19 de fevereiro, um integrante da equipe de fiscalização da RFB avistou um furgão com placa americana sendo guinchado por um reboque passar pela Ponte, sem parar para fazer a DSI (Declaração Simplificada de Importação). O fato foi comunicado aos Auditores-Fiscais da IRF que imediatamente saíram em busca do veículo.
Os Auditores-Fiscais Rafael Saldanha e Gustavo dos Santos encontraram o furgão americano sendo descarregado em uma oficina mecânica. O veículo estava sem documentação, e o dono não estava no local. “As suspeitas de que havia algo muito valioso dentro do furgão aumentaram, quando os Auditores notaram que a fechadura do compartimento de cargas havia sido trocada, ou seja, não abria com a chave do veículo”, conta a Inspetora de Jaguarão, Auditora-Fiscal Priscila Ferreira de Souza.
Antes de recolher o veículo para o pátio da RFB, os Auditores conseguiram falar por telefone com os “donos” do furgão que foram informados sobre o recolhimento do veículo e orientados a se apresentarem à Receita Federal do Brasil. Em vez disso, eles foram vistos, supostamente em fuga, em uma BMW, rebocando dois jet-skis também irregularmente importados. “Provavelmente não levantaram suspeitas da polícia, porque é comum a circulação de veículos com jet-ski nessa região de rios”, acredita a Inspetora, que alertou as autoridades. Foi, então, montado um cerco para a captura da BMW, mas os suspeitos conseguiram fugir.
Os jet-skis e o reboque foram encontrados pela Brigada Militar, abandonados em uma estrada secundária de São Lourenço do Sul. Agora, as forças de Estado trabalham para pegar os suspeitos, que já estariam atuando em Santa Catarina.
No pátio da RFB, ao abrirem o furgão, os Auditores-Fiscais encontraram grande quantidade de ferramentas importadas de uso profissional e uma réplica idêntica de uma pistola.
O furgão, o material que estava dentro, os jet-skis e o reboque foram avaliados em R$ 250 mil e estão sob a guarda da Receita Federal do Brasil, em Jaguarão, para os procedimentos legais cabíveis.