IRF em Pacaraima continua abandonada
A IRF (Inspetoria da Receita Federal do Brasil) Pacaraima (RR) continua abandonada. Foi o que infelizmente constatou o 2º vice-presidente do Sindifisco Nacional, Sérgio Aurélio Velozo Diniz, ao visitar os Auditores-Fiscais Anderson Carlos Martins Resende, Kesia Maruiti Okada e o Inspetor da IRF (Inspetoria da Receita Federal do Brasil) Pacaraima (RR), Alexandre Christo Torezanina, para verificar as condições de trabalho no local que faz fronteira com Santa Elena de Uiráen, na Venezuela, onde centenas de contrabandistas brasileiros se abastecem de gasolina e de óleo diesel que serão revendidos. Talvez por isso a cidade venezuelana seja também conhecida como o coração do comércio clandestino de combustíveis.
A IRF é responsável por combater o descaminho do produto, mas não conta sequer com um tanque de armazenamento. Dessa forma, o combustível fica estocado próximo ao alojamento dos Auditores, atrás da IRF, com risco de explosão. A ameaça à vida é agravada pela quase inexistência de médicos e de efetivo da Polícia Federal neste ponto de fronteira. Se um Auditor se acidentar, precisará viajar 200 quilômetros até a capital para ser atendido. E se o caso for grave, ele ficará à mercê dos poucos voos que Boa Vista dispõe para se comunicar com outros pontos do Brasil.
A sensação de isolamento é total. “Os Auditores-Fiscais estão praticamente sozinhos, trabalhando em condições precárias”, observou Sérgio Aurélio.
Um novo prédio para abrigar a IRF até já foi construído do outro lado da rua, mas não há perspectivas de mudança para o local, o que acaba aumentando a ansiedade dos Auditores. A DEN (Diretoria Executiva Nacional) já havia denunciado as péssimas condições de Pacaraima dentro do Projeto Fronteira em Foco, um diagnóstico das condições de trabalho nas fronteiras, realizado em 2010.
Infelizmente, ao voltar a Pacaraima, a DEN constatou que as condições de trabalho por lá não melhoraram, mas vai continuar cobrando em todas as instâncias uma solução para a situação. O representante sindical de Boa Vista, Omar de Souza Rubim Filho, e o presidente da DS (Delegacia Sindical) Manaus (AM), Eduardo Toledo, também participaram da reunião entre Sérgio Aurélio e os Auditores de Pacaraima.