Delarue defende correção da tabela para bancada do DEM

No primeiro dia em que milhões de brasileiros se preparam para enviar à RFB (Receita Federal do Brasil) a declaração de IR (Imposto de Renda) 2011, o presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue, foi convidado pela bancada do DEM (Democratas) para falar sobre a correção da tabela do IR, na Câmara dos Deputados.

O sindicalista elogiou a proposta do deputado democrata Pauderney Tomaz Avelino (AM), autor de uma emenda à MP 517/2010, que propõe uma tabela progressiva para o cálculo mensal do IR com a reposição baseada na inflação medida pelo INPC em 2010, que foi de 6,47%. “Mas é possível uma correção maior, com um índice que recuperaria perdas do passado”, defendeu Delarue.

Para demonstrar a viabilidade da proposta, o presidente do Sindifisco apresentou uma simulação de quanto o governo perderia se corrigisse a tabela em 10%, o que equivale a 0,61% da arrecadação. O sindicalista argumentou que a perda na arrecadação é insignificante, já que 46,7% dos tributos federais são incidentes sobre o consumo. Na avaliação dele, quanto maior for a correção da tabela, maior será o retorno da renda ao consumo. “Consumo significa mais emprego”, observou o presidente do Sindifisco.

Ainda de acordo com a simulação, se a tabela for reajustada em 10%, conforme defende o Sindifisco Nacional, isso equivaleria a menos de 16 dias de juros pagos com a dívida pública em 2010. O sindicalista finalizou sua participação dizendo que o Sindicato, além de estudos sobre a correção da tabela do IR, tem análises sobre a Reforma Tributária, que comprovam que é possível arrecadar mais para pagar a correção da tabela, segundo proposta do Sindifisco.

MP 507 – Delarue aproveitou a oportunidade para solicitar o apoio da bancada do DEM para barrar a MP (Medida Provisória) 507/10, que trata do sigilo fiscal. "Essa MP mereceria pelo menos um debate mais aprofundado com a sociedade", afirmou Delarue.

Confira aqui a apresentação feita por Delarue.

Conteúdos Relacionados