Nove milhões ainda não enviaram declaração
Na sexta-feira (30/4), termina o prazo para o envio da declaração do IR (Imposto de Renda) 2010. Até as 11 horas dessa segunda-feira (26/4), 12,55 milhões de pessoas haviam enviado a declaração. Só entre 9 horas e 10 horas da segunda-feira, 88 mil declarações foram enviadas – número recorde de entrega por hora.
Segundo estimativas da RFB (Receita Federal do Brasil), outros 9,45 milhões de contribuintes ainda estavam pendentes. O órgão não pretende ampliar o prazo. Portanto, os contribuintes devem se apressar e enviar o documento o quanto antes. Isso porque, no último dia do prazo é comum haver dificuldades para o envio via internet devido ao congestionamento do sistema.
Mas o supervisor nacional do Imposto de Renda da Secretaria da Receita Federal, Auditor-Fiscal Joaquim Adir, acredita que ninguém vai deixar de apresentar sua declaração por problemas técnicos. "Não deve ter problemas de envio para a Receita Federal, mas quem deixa por último sempre corre mais risco. Pode ter dificuldades em encontrar documentos, ou o número da declaração do ano anterior", disse o supervisor do IR.
Vale lembrar que o contribuinte que perder o prazo pagará multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.