Correção da tabela é tema de entrevista na TV Câmara
A necessidade da correção da tabela do IR (Imposto de Renda) apontada no estudo do Sindifisco Nacional, divulgado em novembro do ano passado, continua repercutindo na mídia. Na última segunda-feira (14/2), o presidente do Sindicato, Pedro Delarue, falou sobre o tema durante entrevista, ao vivo, para o jornal Câmara Hoje, da TV Câmara .
Questionado pelo apresentador acerca da importância da atualização da tabela, o sindicalista defendeu a possibilidade de se alterar o percentual de acordo com a correção da inflação. “Os contratos do governo são corrigidos pela inflação e nem por isso indexam a economia. A correção da tabela poderia seguir as mesmas condições”, disse.
Delarue também lembrou a queda de braço anual com o governo em torno do assunto e sugeriu o estabelecimento de regras para regular a correção do IR. “Por que não criar uma regra permanente na MP [Medida Provisória] que será apresentada prevendo a correção, orientando como se dará anualmente o reajuste, inclusive, prevendo a recuperação gradual das perdas dos anos anteriores, corrigindo, assim, as injustiças do passado?”, salientou.
Mobilização – O estudo do Sindifisco acerca do assunto também serviu como base para que as centrais sindicais iniciassem este ano uma negociação com o governo, de modo a corrigir a defasagem que vem desde 1995, segundo a entidade. Pelos cálculos, a tabela acumula uma discrepância de 64%, até 2010. Somada à inflação de 2010 e à falta de correção para 2011, a diferença sobe para 71,5%. Para pressionar ainda mais o governo, as centrais farão uma série de mobilizações esta semana na Câmara dos Deputados, em Brasília.