Sindicato disponibiliza vídeos para tirar dúvidas dos contribuintes
Nesta segunda-feira (10/4), o Sindifisco Nacional disponibiliza, em seu Canal no You Tube, o segundo e terceiro vídeos institucionais da série de Orientações aos Contribuintes para a elaboração da declaração do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) 2017, por meio do quais o diretor de Estudos Técnicos, Wagner Vaz, orienta os contribuintes quanto ao correto preenchimento da declaração. Nestes vídeos, Vaz responde se o contribuinte que tem mais de uma fonte pagadora pode optar pelo desconto simplificado e como deve proceder o contribuinte que sofreu retenção na fonte sobre verbas especiais indenizatórias pagas em decorrência de incentivo à adesão à Programa de Desligamento Voluntário.
Na última sexta-feira, dia 7 de abril, o primeiro VT com a participação de Vaz, esclarece se o contribuinte deve apresentar uma Declaração de Ajuste Anual para cada fonte pagadora dos rendimentos que auferir.
Até o prazo final da entrega das declarações, que termina no dia 28 de abril, a DEN disponibilizará outros seis vídeos respondendo aos seguintes questionamentos:
• No caso de conta conjunta, ambos os contribuintes podem indicá-la para o recebimento da restituição?
• Qual é o tratamento tributário aplicável à pensão alimentícia recebida mensalmente?
• Pode deduzir os gastos com Ensino Superior pagos com recursos do FIES?
• Quais orientações com relação às deduções para evitar erros comuns?
• No caso de venda dos dois imóveis, em valor total inferior a R$ 440 mil, não se aplica o direito à isenção do IR sobre o ganho de capital?
• Funcionário público, que no tempo livre, presta outro tipo de serviços, mas não emite nota fiscal e não recebe nota da empresa, qual é o procedimento para regularizar a situação com a Receita Federal.
Com a série, a DEN tem o intuito de ajudar os contribuintes, por meio seu canal do Sindifisco no YouTube, a evitar problemas com a Receita Federal. Os vídeos têm linguagem simples e foram produzidos vídeos no formato ‘’tira-dúvidas’’, com explicações sobre os procedimentos necessários para evitar a malha fina.
Antes dos vídeos com a participação do diretor Wagner Vaz, a DEN disponibilizou outros 11 produzidos pelo Jornalismo da instituição.
Nos vídeos o contribuinte é lembrado de informações essenciais, tais como: limite de isenção, atualização do Programa Gerador da Declaração IRPF e redução da idade mínima para apresentação de CPF para dependentes.
A Receita Federal do Brasil espera receber 28,3 milhões de declarações. Os vídeos serão publicados até meados de abril, dentro do prazo estipulado pela Receita Federal para envio da declaração anual de ajuste.
Confira o ‘’tira-dúvidas’’ no canal da TV Sindifisco no YouTube.